Análise da água: Tudo o que você precisa saber.
Por ser um recurso natural essencial para a vida no planeta, a água interfere no equilíbrio ecológico de todos os ecossistemas. Por isso, o combate à poluição dos recursos hídricos é uma das missões mais importantes que temos hoje.
Mas você sabe como se faz a análise da água que utilizamos no dia a dia e que padrões ela deve apresentar?
Conheça a maneira como é feita a análise da água para consumo humano nesse conteúdo da GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental.
Desde cedo aprende-se na escola que a água ideal para o consumo deve ser inodora, incolor e insípida. Mas os critérios que um processo de análise da água vão além desses três aspectos.
Cabe destacar que essa análise ainda leva em consideração o tipo de uso, ou seja, se ela será destinada ao consumo humano, para recreação e para a indústria, por exemplo. Isso sem contar a análise da água superficial de corpos hídricos como rios, lagos e mares, e também, da água subterrânea dos aquíferos. Aqui nesse artigo o foco será a água potável, para consumo humano.
Além de não apresentar cheiro, cor e gosto, a água que será ingerida pelos seres humanos não pode conter microorganismos e/ou substâncias nocivas à saúde humana. Pois, a ingestão de água contaminada pode provocar uma série de doenças como diarreia, cólera, disenteria, febre tifóide e poliomielite, entre outras. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a água potável contaminada cause 502.000 mortes por diarreia a cada ano. A análise da água para consumo humano investiga parâmetros físicos como temperatura, sabor, cheiro, cor, turbidez e a presença de teor de sólidos que são resultado do processo de filtragem.
O procedimento de análise da água ainda segue alguns parâmetros químicos. A água para consumo humano deverá ter um pH de valor 7, baixa alcalinidade, pouca concentração de ferro e manganês, baixa concentração de cloretos, nitrogênio, fósforo e fluoreto, além de apresentar a presença de oxigênio (dissolvido). A análise da água também considera a quantidade de compostos orgânicos e inorgânicos. Por último, são estudados os parâmetros biológicos e verificado se há a presença de coliformes e algas.
Vale ressaltar ainda que o Ministério da Saúde é quem determina a qualidade da água para o consumo humano.
Todas as especificações a respeito da potabilidade da água estão na Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021. Essa Portaria concentra todos os padrões que devem ser utilizados para realização da análise da água, procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
Saiba mais sobre a Potabilidade de água e definições da Portaria GM/MS Nº 888, no conteúdo da GreenView.
Empresas também podem fazer a análise da água
Embora o tratamento e a análise da água sejam de competência das companhias de saneamento básico, as empresas também podem contratar esse tipo de serviço.
Isso porque a água pode sofrer alterações químicas em razão de más condições do sistema hidráulico no interior da empresa ou de acúmulo de sujidades dentro das das caixas d’água e/ou reservatórios, por exemplo.
Lembre-se que a empresa deve prezar pela saúde dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho. Assim, a sua organização evita ter problemas com a legislação trabalhista e ambiental também.
Quer uma avaliação detalhada sobre a sua empresa e descobrir como ela pode se tornar mais sustentável no dia a dia por meio de ações práticas?
Fale com a GreenView que nós te oferecemos um diagnóstico completo do seu negócio. Somos líderes no setor de consultoria ambiental.
Utilizamos as melhores práticas de gestão e tecnologia para auxiliar nossos clientes a manterem seus negócios em conformidade com os regulamentos ambientais, reduzindo ou eliminando o impacto ambiental negativo de suas atividades. Entre em contato.