Benzeno
O benzeno é um líquido incolor, volátil, inflamável, com aroma doce e relativamente agradável, é um composto com características tóxicas e também carcinogênicas. É um hidrocarboneto aromático, possuindo um anel benzênico.
Usos do Benzeno
É largamente empregado na indústria química na síntese do etilbenzeno, fenol, ciclohexano e outros hidrocarbonetos aromáticos.
Também é usado como solvente para gorduras, ceras, resinas, óleos e matéria prima na produção de produtos como anilina, plástico, gasolina, borracha sintética, tintas, explosivos, produtos farmacêuticos e corantes.
É adicionado na gasolina como aditivo para aumentar a octanagem e também como intermediário químico. No Brasil, o teor máximo de benzeno permitido em produtos acabados é 0,1%, e a concentração máxima na gasolina automotiva é de até 1% v/v.
Propriedades Físicas
Sua fórmula química é C6H6 e tem um peso molecular de 78,11 g / mol.
O benzeno ocorre como um líquido volátil, incolor e altamente inflamável e com potencial de toxicidade, também se dissolve facilmente na água. Apresenta ponto de fusão de 5,5 °C e ponto de ebulição de 80.1 °C.
Possui um odor adocicado com um limiar de odor relatado pelo ASTDR (Agency for Toxic Substances and Disease Registry's) de 1,5 ppm (5mg/m3).
Comportamento no meio ambiente
O benzeno é emitido ao ar por fornos a carvão, combustão de madeira, motores automotivos, fumaça de cigarro e durante sua produção.
O tempo de permanência da substância no ar atmosférico varia de poucas horas a dias dependendo do ambiente, clima e concentração de outros poluentes.
Geralmente são encontrados níveis entre 5 e 112 µg/m3 de benzeno no ar de áreas urbanas e cerca de 1 µg/m3 na área rural.
A principal fonte do composto na água é por deposição atmosférica, derramamento de petróleo e efluentes industriais.
Exposição humana e efeitos na saúde
A principal rota de exposição humana ao benzeno é o ar. A inalação de altas concentrações do composto por curto tempo pode causar sonolência, enjoo, aceleração do ritmo cardíaco, cefaleia, tremor, confusão mental e inconsciência.
A ingestão de alimentos e bebidas contaminados com altos teores de benzeno pode produzir vômito, irritação no estômago, enjoo, sonolência, convulsão, aceleração do batimento cardíaco e morte.
A exposição por longo prazo pode resultar em depressão da medula óssea.
Estudos epidemiológicos evidenciaram a associação entre exposição ao benzeno e desenvolvimento de leucemia mielóide aguda em trabalhadores expostos ao composto.
A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classifica o benzeno como cancerígeno humano (Grupo 1).
A coexposição ao benzeno com etanol (por exemplo, bebidas alcoólicas) pode aumentar sua toxicidade em humanos.
Fonte: FIT – Ficha de Informação Toxicológica. CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e U.S. Environmental Protection Agency. (U.S EPA).
Precisa realizar os estudos de Gerenciamento de Áreas Contaminadas ? Avaliar uma potencial alteração na qualidade do solo, dos vapores do solo ou da água subterrânea em seu empreendimento e ou indústria devido a presença de Benzeno ?
Entre em contato, com a GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental, nós iremos te auxiliar.