Bioma Amazônia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Bioma Amazônia

O Bioma Amazônia é um importante território que ocupa o correspondente a 6,9 milhões de km². Sua área abrange países, como o Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela.

Apesar de possuir a floresta como uma de sua característica mais marcante, também apresenta uma grande variedade de ecossistemas.

No Brasil o Bioma Amazônia ocupa cerca de 40% do território nacional, nele estão localizados os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica, é a maior floresta tropical em biodiversidade do mundo.

A vegetação é geralmente caracterizada por uma floresta densa com presença de árvores de grande porte, florestas contínuas, com vegetação classificas em três categorias: Mata de terra firme, Mata de Igapó e Matas de várzea.

A Amazônia é reconhecida como patrimônio da humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

Amazônia Legal

A Amazônia Legal abrange os estados do Acre, Macapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e 195 municípios do Maranhão (aproximadamente 89% dos municípios). Essa área representa 59% do território brasileiro. A Amazônia Legal, foi criada em 1953 pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).

Clima

O clima da Amazônia é equatorial, caracterizado por elevadas temperaturas e grande índice pluviométrico. As temperaturas médias anuais variam entre 22 e 28 °C, umidade do ar pode ultrapassar os 80% e o índice pluviométrico varia entre 1400 a 3500 mm por ano.

Hidrografia

A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo e seu principal rio, o Amazonas, é o maior rio do mundo em volume de água com mais de 7 mil afluentes.

A bacia amazônica é a maior do mundo, sendo também a maior em volume de água, são 216.342m³ por segundo.

Rio Amazonas

O Rio Amazonas, localizado na região norte do Brasil, é o mais extenso rio do mundo, com 6.850 km de extensão desde sua nascente a 5,6 mil metros de altitude no Peru até sua foz próximo a divisão do Pará com o Amapá. Antigamente acreditava-se que o Rio Nilo era o mais extenso, Rio Nilo era o mais extenso, porém isso acontecia devido a um erro de localização. Uma equipe constituída por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Agência Nacional de Águas (ANA) e representantes do Instituto Geográfico Nacional (IGN) do Peru foram até a Cordilheira de Chila onde se encontra a Quebrada Apacheta, um córrego que é a principal vertente do Rio Amazonas.

Outros rios que fazem parte da hidrografia da Amazônia são: Araguaia, Nhamundá, Negro, Solimões, Tocantins, Trombetas, Xingu, Purus, Juruá, Japurá, Madeira, Tapajós, Branco.

Fonte: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Fiocruz.

Que saber mais sobre Sustentabilidade, Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Remediação Ambiental, entre em contato com a GreenView, somos uma Empresa de Engenharia e Consultoria Ambiental, localizada em São Paulo, porém atendemos em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *