Brasil está entre os principais emissores de gases poluentes

Brasil está entre os principais emissores de gases poluentes

O Brasil ocupa a quarta colocação no ranking de nações que mais emitem gases poluentes no mundo, quando é considerada a emissão de gases poluentes desde 1850, conforme a União Nacional da Bioenergia (UDOP). A informação é alarmante e reforça a urgência de que é necessário que os governos tomem medidas efetivas para reduzir o lançamento desses gases para a atmosfera. Descubra alguns exemplos de ações importantes que devem ser implementadas e saiba como a sua empresa também pode contribuir nesta missão aqui nesse conteúdo da GreenView. 

Brasil está entre os principais emissores de gases poluentes.

De acordo com uma reportagem da BBC Brasil, um levantamento feito pelo think tank internacional Carbon Brief revelou que o Brasil aparece em quarto lugar no ranking de emissões de gases poluentes desde 1850. A pesquisa é referente ao acumulado histórico de emissões de gás carbônico e é a primeira que considera o desmatamento ao contabilizar a liberação de CO2. O estudo também leva em conta dados sobre as emissões de queima de combustível fóssil, mudanças no uso do solo, produção de cimento e desmatamento de 1850 a 2021. 

O panorama acima indica que um dos maiores problemas do país hoje e que o faz ter uma posição de destaque nesse top 5 de nações que mais emitem gases poluentes é o desmatamento. Infelizmente, o Brasil foi responsável por 40% da perda de florestas nativas no mundo no último ano (2021). Segundo dados do Global Forest Watch, foram perdidos cerca de 1,5 milhão de hectares nas chamadas florestas tropicais primárias em território nacional, com destaque para a região Norte. Portanto, o combate ao desmatamento deve ser um dos pilares de uma política ambiental eficiente que transforme esse cenário, o que inclui monitoramento via satélite e expansão de áreas protegidas na Amazônia, por exemplo.

A diminuição da emissão de gases poluentes também passa pela pauta da agropecuária. Essa atividade contribui para o lançamento desses gases, pois são queimadas florestas para limpar o solo e também porque o gado emite o gás metano durante a digestão. Além disso, a criação do rebanho bovino ocupa grandes áreas. Por isso, é fundamental investir na fiscalização, na criação de áreas protegidas, implementar tecnologias para melhorar o uso de áreas já desmatadas, etc.

A transição para energia limpa é outro aspecto importante para qualquer país que deseja reduzir a emissão de gases poluentes. A matriz energética deve ser baseada no uso de energia solar, eólica, geotérmica, proveniente da biomassa, entre outras. É preciso “aposentar” os combustíveis fósseis. 

Como as empresas podem contribuir para a redução da emissão dos gases poluentes?

Não são só os governos que podem ajudar na missão de diminuir essa emissão. As empresas também podem implementar boas ações no cotidiano. Investir e incentivar a reciclagem é uma delas. A adoção de uma gestão de resíduos sólidos eficiente é outro ótimo exemplo. Você sabia que a decomposição do lixo também libera CO2 para a atmosfera? 

O investimento em energias renováveis também pode ser feito pelas empresas. É cada vez mais comum que organizações instalem painéis solares para se tornarem mais sustentáveis e economizar. Nada melhor do que reduzir a emissão de gases poluentes e custos ao mesmo tempo. 

Torne o seu negócio mais sustentável e ajude a diminuir a emissão de gases poluentes! Entre em contato com a GreenView, nós temos a solução ideal para a sua empresa. Nosso foco é no atendimento às legislações ambientais, redução de custos para as empresas e preservação dos recursos naturais e meio ambiente. Clique aqui e fale conosco! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: