Carro elétrico e o meio ambiente
A adoção de hábitos e ações mais sustentáveis é urgente para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, que estão trazendo cada vez mais problemas para populações de diferentes partes do planeta. Dentro deste contexto, é crucial diminuir o uso de combustíveis fósseis e é aí que entra a questão do uso de carro elétrico. Seria este tipo de veículo o mais adequado para ajudar na proteção do meio ambiente? Saiba mais sobre ele aqui neste conteúdo da GreenView.
Primeiro, vamos falar um pouco dos números aqui no Brasil, onde o mercado de carro elétrico ainda está em fase de crescimento. De acordo com um levantamento divulgado pelo portal Auto Esporte, de janeiro a dezembro de 2022, 49.245 unidades de automóveis híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos (BEV) foram vendidos no país. Ou seja, foi registrado um aumento significativo de 41% se comparado com o mesmo período do ano anterior, quando 34.990 carros haviam sido emplacados.
Como funciona um carro elétrico?
O carro elétrico possui uma parte mecânica mais simples do que um veículo com motor movido à combustão. Basicamente, o carro elétrico possui como componentes fundamentais: uma bateria recarregável, que armazena a energia que movimenta o veículo; o inversor, que converte a energia elétrica em corrente alternada; motor de indução, que ao receber a energia enviada pelo inversor aciona os mecanismos que fazem o carro se mexer; e o sistema de recuperação de energia; este reúne a energia cinética gerada pela desaceleração do carro para reutilizá-la.
Os impactos ambientais de um carro elétrico
Cabe ressaltar que carro elétrico não significa zero emissão de carbono. É preciso lembrar dos impactos ambientais que a produção destes veículos causa ao meio ambiente, por exemplo. Para a sua fabricação são necessárias atividades de mineração para extrair os materiais que compõem as baterias, como o lítio.
Além disso, é preciso pensar na questão do descarte das baterias usadas pelos carros elétricos. Em geral, as baterias de lítio têm uma vida útil de 10 anos. Depois disso, é fundamental pensar no tratamento dessa bateria e descarte correto porque ela é uma fonte de contaminação para o meio ambiente. A reciclagem das baterias é um processo complexo, pois demanda a separação de materiais usados nelas, como como lítio, cobalto, níquel e manganês. É imprescindível que eles sejam reutilizados em novas baterias ou outras aplicações.
Afinal, o carro elétrico é mais sustentável que os veículos movidos à combustão?
A resposta é sim! Embora ainda existam desafios para a sua produção, o carro elétrico não emite carbono quando sendo utilizados, é movido à energia elétrica que pode ser advinda de fontes renováveis, possui menos componentes derivados do petróleo, é mais silencioso, o seu combustível é mais barato e o custo do quilômetro rodado é menor.
Gosto do conteúdo: Carro Elétrico e o Meio Ambiente? Quer saber mais sobre o carro elétrico e outras formas de tornar o seu negócio mais sustentável no dia a dia? Entre já em contato com a GreenView! Desde 2017, somos soluções sustentáveis com foco no atendimento às legislações ambientais, redução de custos para as empresas e preservação dos recursos naturais e meio ambiente. Clique aqui e fale conosco!