Como é feito o Tratamento de Efluentes?
O tratamento de efluentes é uma ação extremamente necessária para proteger o meio ambiente e evitar a contaminação do solo e das águas causada por dejetos domésticos e industriais. Saiba como ele é feito e as principais técnicas utilizadas aqui neste conteúdo da GreenView.
Antes de falar como é realizado o tratamento de efluentes em si, é fundamental falar sobre o que são especificamente os efluentes e como eles são gerados. Os efluentes podem ser de dois tipos: domésticos e industriais. Os primeiros são aqueles provenientes de casas, edifícios comerciais, indústrias, instituições ou quaisquer edificações que contenham banheiros e/ou cozinhas, consistindo basicamente de líquidos de hábitos higiênicos e das necessidades fisiológicas, como fezes, urina, resto de comida e lavagem de áreas comuns.
Já os efluentes industriais correspondem às águas residuais provenientes de diferentes etapas de um processo produtivo, com características químicas, físicas e biológicas que variam de acordo com o ramo de atividade da indústria. Isto é, os efluentes industriais são todos aqueles líquidos que são gerados pelo processamento industrial, incluindo os provenientes das etapas de produção, de lavagem, de limpezas e outras fontes, que comprovadamente apresentem poluição por produtos utilizados ou produzidos no próprio estabelecimento. Este tipo de efluente pode conter metais pesados, óleos, tintas, solventes e outras substâncias tóxicas.
Tendo em vista a quantidade de contaminantes que as duas categorias podem levar para o meio ambiente, o tratamento de efluentes é uma obrigação prevista em lei. É por meio deste processo que os contaminantes são eliminados dos líquidos residuais antes que eles sejam lançados na natureza ou reutilizados com outras finalidades.
O tratamento de efluentes industriais
Aqui neste conteúdo o nosso foco será o tratamento de efluentes industriais. A depender das características físicas, químicas e biológicas dos efluentes, podem ser aplicados diferentes métodos para tratar os efluentes. Confira abaixo:
Tratamento físico
Os processos de tratamento físico são específicos para remover os sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes por meio de separações físicas feitas por procedimentos como gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, sedimentação e flotação;
Tratamento químico
Os processos químicos de tratamento de efluentes industriais, como o próprio nome já diz, usam produtos químicos nos procedimentos realizados para remover os poluentes. São exemplos de produtos utilizados agentes de coagulação, floculação, neutralização de pH, oxidação, redução e desinfecção. Entre os principais processos químicos feitos para tratamento de efluentes químicos estão a clarificação química, eletrocoagulação, cloração para desinfecção, oxidação de cianetos, redução do cromo hexavalente, precipitação de metais tóxicos, troca iônica, etc;
Tratamento biológico
Este tipo de tratamento de efluentes demanda a utilização de bactérias e outros microrganismos que consomem a matéria orgânica poluente por meio da sua respiração. Os principais processos de tratamento biológico são os aeróbios, os facultativos e os anaeróbios. Os primeiros são representados por lodos ativados e suas variantes, tais como, aeração prolongada, lodos ativados convencionais, lagoas aeradas facultativas e aeradas aeróbias. Já os facultativos usam biofilmes (filtros biológicos, biodiscos e biocontactores) e algumas lagoas (fotossintéticas e aeradas facultativas). Os processos anaeróbios acontecem em lagoas anaeróbias e biodigestores.
Que vantagens o tratamento de efluentes traz para as empresas?
Além de ser uma obrigação que consta na Resolução nº 430 de 2011 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a empresa que trata os seus efluentes mostra ao público e ao mercado que o negócio está em conformidade com a legislação e respeita o meio ambiente. Assim, a imagem da empresa é aprimorada.
Um outro benefício que a empresa pode auferir se refere à maior facilidade de acesso a financiamentos. Isso porque tanto os bancos como os governos prestam atenção nesta questão do tratamento de efluentes, ela é central.
Quer garantir estas e outras vantagens para o seu negócio? Fale já com a GreenView! Desde 2017, somos soluções sustentáveis com foco no atendimento às legislações ambientais, redução de custos para as empresas e preservação dos recursos naturais e meio ambiente.
Precisa de uma Consultoria Ambiental?Gostou do conteúdo? Como é feito o Tratamento de Efluentes? Clique aqui e entre em contato conosco!