Como funciona a Economia Circular?
Você com certeza já ouviu falar no conceito de Economia Circular e em como ela traz uma série de benefícios para o planeta como um todo. Mas você sabe o que ele significa, em que princípios se apoia e suas principais características? Saiba como a Economia Circular funciona aqui neste conteúdo da GreenView.
O que é Economia Circular?
Economia Circular é um conceito estratégico que se baseia em um modelo de desenvolvimento econômico comercialmente viável e responsável do ponto de vista ambiental porque demanda a adoção de práticas sustentáveis. A ideia central deste conceito é que os resíduos gerados podem ser insumos para a produção de novos produtos.
Ou seja, a Economia Circular propõe uma nova lógica e repensa as práticas econômicas a longo prazo. Aqui, a produção e o consumo são feitos de maneira focada no reuso, transformação e reciclagem. Não existe o conceito de lixo. Todos os resíduos que seriam descartados adquirem uma nova utilidade na Economia Circular. É justamente deste aspecto cíclico que vem o nome circular!
Economia Circular: quais são as suas principais características?
Agora é hora de enumerar algumas das principais características da Economia Circular. Ela minimiza o impacto humano no meio ambiente, pois usa os recursos naturais de forma racional; reduz o volume de resíduos gerados; ajuda na manutenção da vida útil dos produtos; diminuição do desperdício; aumento da eficiência no desenvolvimento de processos e no uso de produtos; entre outros aspectos importantes.
E como é o funcionamento da Economia Circular?
Como o principal objetivo da Economia Circular é prolongar a vida útil dos recursos, ela demanda a execução de práticas como a reutilização, reparo, reciclagem e a adoção de novos modelos de produto que levem em consideração a sua durabilidade e reuso.
O ciclo da Economia Circular é dividido em fases. A primeira é a extração, que é feita de maneira totalmente inteligente tendo em vista a fabricação da matéria-prima, o design do produto e todo o resto da cadeia produtiva. Em seguida, vem o consumo do produto em si. Nesta etapa, a empresa deve já ter definido como será o processo de reutilização do que foi descartado.
Por último, vem a fase de reciclagem ou tratamento dos materiais para descarte correto. E depois da destinação, coleta e reciclagem, o ciclo se reinicia.
Benefícios da Economia Circular para o planeta e para as empresas
bservando como se dá o funcionamento da Economia Circular e os seus princípios, já é possível perceber que ela proporciona inúmeras vantagens tanto para o meio ambiente como para os negócios. O planeta ganha na medida em que tem os seus recursos naturais usados de maneira racional, a poluição diminui com a redução da produção de lixo, uma menor quantidade de resíduos é descartada incorretamente na natureza e há uma economia de energia para a fabricação de produtos que acontece em menor quantidade, por exemplo.
Já para as empresas, a Economia Circular é extremamente benéfica na medida em que ajuda no melhor aproveitamento dos insumos e recursos naturais, elimina desperdícios na produção, abre oportunidades na geração de negócios, eleva a eficiência operacional, reduz impactos ambientais, aprimora a imagem da marca perante o mercado e consumidores, entre outras vantagens.
Comece a adotar as práticas que fazem parte de uma Economia Circular e torne o seu negócio ecologicamente correto! Entre em contato com a GreenView que nós temos a solução perfeita para o seu negócio. Nós oferecemos serviços que ajudam a sua empresa a conciliar o que para a gente é muito importante: crescimento econômico, redução de custos e a conservação do meio ambiente!