Como funcionam as Estações de Tratamento de Esgoto?

Como funcionam as Estações de Tratamento de Esgoto?

As Estações de Tratamento de Esgoto desempenham um papel fundamental quando o assunto é a preservação do meio ambiente e a saúde da população. Mas, você sabe como é o funcionamento delas e os principais métodos utilizados? A GreenView te explica tudo aqui.

A água é um dos recursos naturais mais importantes que existem e é essencial para a sobrevivência humana. E o esgoto nada mais é do que a água eliminada após a sua utilização em ações básicas, como tomar banho, lavar roupa e usar a descarga no vaso sanitário; e em processos industriais.

Ou seja, há o esgoto doméstico e industrial. Eles não podem ser lançados no meio ambiente sem tratamento, pois podem causar doenças e contaminar ecossistemas. Por isso, eles precisam passar por estações de tratamento a fim de que as águas retornem despoluídas para a natureza. 

Entretanto, o Brasil ainda tem um longo caminho pela frente em relação à universalização do saneamento básico. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Regional que foram divulgados em reportagem da Agência Brasil, de um total de 208,7 milhões de brasileiros, 94,1 milhões não dispõem do serviço.

Estações de Tratamento de Esgoto: as etapas do processo

Depois que chega às Estações de Tratamento de Esgoto, os efluentes, sejam de origem doméstica ou industrial, passam por um processo complexo para retirada de poluentes. São empregados componentes químicos, físicos e/ou biológicos. As principais fases desse processo são:

Gradeamento: aqui é retirado os materiais mais grosseiros, por meio de filtros formados por grades;

Desarenação: aqui nessa etapa o esgoto vai uma caixa de areia e é feita a remoção dos detritos sólidos que não foram retidos na fase anterior. Areia e cascalho vão para o fundo do tanque e o líquido que fica na superfície é encaminhado para a etapa seguinte;

Tratamento biológico: o esgoto proveniente da fase da desarenação vai para um tanque de aeração a fim de passar pelo tratamento biológico. Aqui são usados microrganismos que promovem reações bioquímicas e condensam em flocos de lodo a matéria orgânica que estava ali no esgoto;

Decantação: o líquido agora segue para a decantação e todo lodo vai para o fundo do tanque. Separa-se novamente a parte líquida, que já está sem impurezas; 

Descarte: o lodo resultante de todo o processo é desidratado e transportado para um aterro sanitário específico. Já o esgoto tratado é devolvido para o meio ambiente. 

Agora vamos falar um pouco sobre os principais métodos realizados nas Estações de Tratamento de Esgoto.

Os efluentes podem passar por tratamento físico-químico e biológico. O primeiro abrange a remoção de contaminantes sólidos por meio de gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, por exemplo. Além disso, são feitos alguns processos, como clarificação química e eletrocoagulação, oxidação por ozônio, precipitação de metais tóxicos e troca iônica.

Já o tratamento biológico requer o uso de bactérias que consomem a matéria orgânica poluente por meio da respiração desses microrganismos. Geralmente, esse tratamento acontece em lagoas de aeração e em lagoas de decantação. 

Ficou com alguma dúvida? A GreenView te ajuda! Temos uma equipe especializada à disposição. Entre já em contato conosco!

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: