Como o deslizamento de encostas pode ser evitado? Infelizmente, o deslizamento de encostas é algo que acontece com frequência no Brasil e provoca desastres de grandes proporções durante o período chuvoso. Em geral, os deslizamentos de terra em encostas e morros urbanos ocorrem com mais frequência em áreas onde vivem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mas o que ocasiona desastres como esse e que medidas públicas podem ser tomadas para evitar os deslizamentos de encostas? Reflita sobre esse assunto tão urgente aqui nesse conteúdo da GreenView.
Segundo um levantamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) divulgado em fevereiro de 2022, em reportagem do portal Terra, quase quatro mil pessoas já morreram por causa de deslizamentos de terra no Brasil nas últimas décadas. E esse grande número de tragédias sucessivas é causado por uma série de fatores que vão desde o clima tropical do país; seus altos índices de pluviosidade, em especial durante o verão; até a falta de fiscalização e cuidado do poder público na hora de monitorar a ocupação irregular nas encostas e a implementação de medidas para proteger a população mais vulnerável.
O que ocasiona o deslizamento de encostas
Os deslizamentos de terra acontecem quando há escorregamento de trechos de solo, pedaços de rocha e outros detritos ao longo de uma encosta de serra, morro ou montanha. Eles ocorrem porque determinada região é atingida por fortes chuvas,a entrada de uma grande quantidade de água no solo o deixa encharcado e instável. Como consequência aparecem fendas e fissuras no solo, o que desestabiliza as encostas. Cabe ressaltar ainda que quanto mais íngreme as encostas, maior o risco de deslizamento. Ou seja, a ocorrência do deslizamento de encostas tem relação com fatores naturais e as características do solo.
Entretanto, vale sublinhar que fatores antrópicos também podem causar o deslizamento de encostas. Entre as ações tomadas pelo homem que contribuem para a ocorrência dessas tragédias que destroem vidas e casas de cidadãos estão: a construção irregular em terrenos íngremes; a urbanização desordenada; o descarte irregular de lixo e outros detritos que entopem vias de escoamento da água; e a remoção de cobertura vegetal nas encostas, já que é a vegetação que ajuda na redução do impacto das gotas de chuva no solo e na absorção de parte da água que infiltra no solo.
Medidas para evitar o deslizamento de encostas
A atuação do poder público é fundamental para evitar o deslizamento de encostas e os graves problemas que esse tipo de acontecimento provoca para a população e a cidade como um todo. Pois, é uma questão que vai além das causas naturais. Aqui estamos falando também de desigualdade social e expansão imobiliária. Tendo em vista todos esses aspectos tão abrangentes, os governos devem implementar medidas como:
- Definir Áreas de Preservação Permanentes a fim de impedir a exploração do solo para a construção civil ou para a extração indevida de cobertura vegetal;
- Criar políticas de planejamento urbano territorial que contemple a construção de casas populares em locais seguros para famílias em situação de vulnerabilidade;
- Promover políticas de assistência social para amenizar os danos causados pelo deslizamento de encostas. Muitas famílias perdem casas, móveis, roupas, etc;
- Preservar a vegetação nativa e as matas ciliares;
- Criar canais para o escoamento de água;
- Fazer o descarte correto dos resíduos;
- Entre outras ações.
Você sabia que a GreenView também realiza estudos de Geologia e Geofísica para a Área Ambiental? Assim, conseguimos atuar na prevenção de enchentes; escorregamentos de terra; na delimitação de áreas impróprias para a construção, como encostas de alta declividade e áreas de solo instável; e no planejamento da expansão urbana. Gostou do conteúdo: Como o deslizamento de encostas pode ser evitado?Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.