COP27 – Conferência sobre Mudanças Climáticas

COP27 – Conferência sobre Mudanças Climáticas

A COP27 é a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o evento ocorre entre os dias 06 a 18 de novembro de 2022, sendo sediado no Egito na cidade de Sharm El Sheikh. A conferência é realizada a 27 anos, sendo o maior evento relacionado ao clima do planeta, e ocorre anualmente. Saiba mais neste conteúdo da GreenView.

Brasil na COP27

Conforme o Ministério do Meio Ambiente, os principais objetivos do Brasil na COP27 – Conferência sobre Mudanças Climáticas, são: promover um encontro de lideranças internacionais, visando implementar o mercado global de carbono; buscar financiamento climático para mitigação e adaptação, especialmente para incentivar a produção de energias limpas (biomassa, eólica e solar) e de hidrogênio verde. Além disso, a delegação também buscará investimentos para os programas “Metano Zero” e “Renovar Frota +Verde” e a iniciativa “Escolas +Verdes”.

Abaixo apresentamos um resumo dos painéis que serão realizados na COP27 – Conferência sobre Mudanças Climáticas.

Fonte: Adaptado e traduzido de COP27 Presidency Vision (Thematic Days). United Nations Climate change.

COP27 Dia das Finanças – 09/11/2022

01 – Kickoff: Discurso de Abertura do Primeiro Ministro – Financiamento Climático em uma Era de Policrise.

Preparando o cenário para o Dia das Finanças, destacando os principais desafios e oportunidades no financiamento climático de todos os financiamentos fontes e para todos os aspectos da ação climática.

02 – Finanças/Políticas Públicas – Dívida Soberana por Natureza e Investimento Climático.

Muitos países em desenvolvimento enfrentam níveis insustentáveis de dívida pública. Esta sessão foca a reconceitualização da dívida para o clima, discussões obrigatórias sobre as perspectivas de ferramentas financeiras sustentáveis, revisão dos métodos de realocação de SDRs entre os países.

03 – Finanças/Políticas Públicas – Reduzindo o Custo do Empréstimo Verde

O financiamento é vital para a transição para a energia verde, mas o acesso ao financiamento de baixo custo é desigual, pois o custo do capital difere substancialmente entre as regiões. Esta sessão apresentará soluções reais, acordos, compromissos e promessas para reduzir o custo de empréstimos verdes

04 – Papel das Plataformas para Garantir uma Transição Justa na África

Acelerar a transição energética é fundamental para enfrentar a crise climática; mas a transição deve ser justa e equitativa, especialmente para comunidades que dependem de setores intensivos em emissões para sua subsistência.

05 – Adaptação do Financiamento – Desafios e Oportunidades

À medida que as temperaturas continuam aumentando globalmente, é necessário aumentar o financiamento para adaptação e resiliência. Esta sessão vai focar em abordar os planos de adaptação e como aumentar a bancabilidade dos projetos de adaptabilidade e a atratividade para os investidores.

06 – Papel especial dos MDBs e filantropias no desbloqueio do financiamento climático

O financiamento climático está crescendo, mas não rápido o suficiente para atingir um cenário de 1,5°C. Para aumentar o acesso dos países em desenvolvimento à financiamento climático e contornar questões de espaço fiscal, uma solução consiste em ir além do financiamento tradicional para buscar empréstimos abaixo do mercado.

07 – Incentivando o Papel do Setor Privado em Iniciativas Relacionadas ao Clima e Transição Climática – GFANZ

Revisão dos obstáculos enfrentados pelo financiamento privado verde e uma discussão de soluções para chegar a um roteiro concreto para aumentar o papel desta ferramenta financeira.

08 – África: Das Necessidades ao Acesso (Integrando os resultados do ICF-African Ministros das Finanças e Meio Ambiente)

Integrar os resultados das Reuniões dos Ministros das Finanças e do Ambiente do ICF-Africano.

9 – Papel dos Órgãos Reguladores Financeiros para Facilitar o Financiamento Climático

Os reguladores financeiros podem desempenhar um papel significativo na facilitação do financiamento climático, como políticas inovadoras e abordagens regulatórias, por exemplo. aumento da transparência dos relatórios, taxonomias mais claras, ajustes de regulamentos prudenciais podem incentivar investimentos e combater o greenwashing.

10 – Reunião da Coalizão de Ministros das Finanças para Ação Climática

Uma chance para os ministros das finanças se reunirem e refletirem seu compromisso com a ação climática.

11 – Guia do Ministério da Cooperação Internacional para o Financiamento Justo

Lançamento da iniciativa da Presidência da COP27.

12 – Financiamento de Perdas e Danos – Desafios e Oportunidades

Um pedido de reconhecimento e financiamento por perdas e danos.

13 – Voz da África

Reunião dos chefes dos fundos soberanos africanos para garantir o papel dos fundos de riqueza africanos na mobilização de recursos e na captação de investimentos e parcerias público-privadas para a ação climática.

COP27 Dia da Ciência – 10/11/2022

01 – Sexto Relatório de Avaliação do IPCC: Como acelerar a ação climática global

Esta sessão discute as descobertas dos mais recentes relatórios do IPCC que destacam os avanços atualizados na ciência do clima incluindo os impactos potenciais das mudanças climáticas em nossos ecossistemas, biodiversidade e comunidades humanas em nível global e níveis regionais. Ele destacará os impactos das mudanças climáticas e os riscos potenciais em nossos meios de subsistência, e as oportunidades para reduzir a impactos negativos em nosso ambiente natural

02 – Unindo Pesquisa Científica Global: Esforços para Enfrentar as Mudanças Climáticas

Esta sessão mostra como a ciência pode unir nossos esforços globais contra uma ameaça existencial de mudança climática. Ele se concentrará em como desenvolver um centro científico global para pesquisa sobre mudanças climáticas e avaliar como as instituições acadêmicas foram bem-sucedidas em desenvolver parcerias em pesquisa climática e o que é necessário para harmonizar os esforços para avançar a colaboração em implementando os resultados da pesquisa.

03 – Saúde e mudanças climáticas: Uma saúde para todos: uma visão e uma resposta

Esta sessão discute a interconectividade de diferentes pilares de uma abordagem de saúde para equilibrar e otimizar de forma sustentável Saúde humana, animal e do ecossistema. Ele se concentrará nos impactos mais tangíveis presentes globalmente relacionados a uma saúde como doença zoonótica, intoxicação alimentar e resistência antimicrobiana (RAM), e discute potenciais abordagens, protocolos e soluções para combater a escala dos danos que ocorreriam.

04 – Convenções, Avaliações e Perspectivas Ambientais Globais e Regionais: Harmonizando nossos esforços

Esta sessão discutirá os resultados científicos baseados em evidências do processo consultivo e participativo global e regional. Processos de avaliação ambiental baseados em informações e dados científicos recentes. Ele vai destacar a ciência resultados da avaliação das três convenções globais, nomeadamente a UNCCD, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) e a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Os relatórios de avaliação incluem o Meio Ambiente Global Outlook, Africa Environment Outlook, OMS Health and Climate Change Survey, Emissions Gap, WMO United in Science and outros relatórios de avaliação regional analisando as políticas ambientais atuais e passadas e identificando opções futuras. Também irá destacar os possíveis cenários e abordagens transformadoras que a humanidade pode adotar para alcançar um planeta saudável.

05 – O Ambiente em Mudança da África: Melhorar a Resiliência da África às Mudanças Climáticas

Esta sessão mostrará com provas persuasivas o grau em que as alterações climáticas estão a afectar os recursos naturais de África meio Ambiente.

A sessão apresentará as principais descobertas de evidências científicas regionais de nosso ambiente em mudança devido à mudanças climáticas com foco na África.

Ele discutirá as descobertas científicas da magnitude dessas mudanças nas últimas três décadas como resultado dos impactos das mudanças climáticas, juntamente com as atividades induzidas pelo homem e os processos naturais.

06 – COP27 Global Stocktake Climate Datathon

O GST Climate Datathon é uma chamada para dados abertos e ferramentas para apoiar o GST antes da COP27.

Os resultados devem ser direcionados para tornar os conjuntos de dados interoperáveis, fornecendo insights agregados, ferramentas de suporte e visualizações. Três vencedores de cada categoria terão a oportunidade de apresentar suas descobertas no ‘Dia da Ciência e Informação’ da Presidência da COP27.

07 – O papel da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no enfrentamento das mudanças climáticas: Transferência de Tecnologia e Compartilhamento de Conhecimento. Iniciativa de lançamento: Inovação para o clima

A Iniciativa reúne líderes egípcios, africanos e internacionais de IDI de academias de ciências, universidades, Instituições, Organizações Internacionais, Indústria e ONGs para integrar, mobilizar e redirecionar suas capacidades e esforços de IDI para abordar e alcançar os ODS sob as mudanças climáticas.

08 – Partículas de poeira como reguladores do sistema climático

Tempestades de poeira afetam a vida humana diária em uma vasta área da Terra e em diferentes níveis em muitos ecossistemas. Há uma necessidade de observações em tempo real mais precisas das propriedades da poeira e para entender os mecanismos de ativação da poeira, variabilidades sazonais e dinâmica de transporte para auxiliar na mitigação das consequências da poeira levada pelo vento em muitas aplicações, incluindo saúde humana, clima, sistemas de energia solar e eólica, aviação, segurança rodoviária e desenvolvimento urbano.

09 – A interação de dados e ciências da terra abordando habitats de recifes de coral e outros habitats marinhos

Apesar da importância dos recifes de coral na manutenção da saúde dos oceanos e da economia, há muito pouca informação disponível sobre a mudança nos recifes de coral. Análise crítica e ponto de verificação crítico para identificar como os recifes de coral estão sobrevivendo sob a ameaça das mudanças climáticas são necessários e podem ser atendidos desenvolvendo um Modelo de Aprendizado de Máquina para análise espaço-temporal de recifes de coral em todo o mundo.

COP27 Dia de Descarbonização – 11/11/2022

01 – O desafio da descarbonização

A descarbonização de setores de alta emissão é fundamental para mitigar o aquecimento global. Petróleo e Gás, Aço e Cimento são três das indústrias mais intensivas em carbono, com suas emissões diretas representando mais de 1/4 das emissões globais de CO2. Esta sessão apresentará o escopo e os objetivos do Dia da Descarbonização: compartilhar o progresso e inspirar novas ações para descarbonizar setores difíceis de reduzir e identificar novas tecnologias para esse fim. Com foco setorial em Petróleo e Gás, Siderurgia e Cimento.

02 – Acelerando o caminho para a descarbonização da indústria siderúrgica

O aço está entre as indústrias mais intensivas em carbono e mais difíceis de reduzir. Também é essencial para o desenvolvimento e melhoria dos padrões de vida no mundo em desenvolvimento. Esta sessão destacará e incentivará o aumento do apoio ao iniciativas globais que estão liderando os esforços para descarbonizar o aço.

03 – From Commitments to Action: The Oil & Gas Industry’s Decarbonization Journey

As emissões operacionais da indústria de Petróleo e Gás representam mais de 10% das emissões globais de CO2. Ao mesmo tempo em que apoia a transição para alternativas de baixo carbono, é fundamental que as empresas de Petróleo e Gás também descarbonizem suas operações rapidamente: reduzindo vazamentos de metano, ventilação e queima; melhorar a eficiência energética; usando energia renovável e CCUS. Esta sessão destacará as melhores práticas do setor, incluindo novas tecnologias, e discutirá os facilitadores de políticas para incentivar a descarbonização do setor.

04 – Rumo a uma indústria de fertilizantes descarbonizados

Os fertilizantes têm desempenhado um papel fundamental na alimentação da crescente população mundial, mas sua produção intensiva de carbono e a liberação de óxido nitroso durante seu uso os tornam um dos maiores contribuintes para as mudanças climáticas na indústria química.

Esta sessão discutirá caminhos para desenvolver fertilizantes verdes para sustentar uma agricultura de baixo carbono, acessível e segura, esp. no mundo em desenvolvimento.

05 – Avançando o Compromisso Global de Metano

122 países já aderiram ao Global Methane Pledge, com o objetivo de reduzir as emissões de metano em pelo menos 30% até 2030. A indústria de Petróleo e Gás emite quase um terço das emissões antropogênicas globais de metano. Esta sessão se concentrará em acelerar a ação no terreno para acabar com a ventilação de metano e cortar os vazamentos de metano nas operações de petróleo e gás, e delinear os meios de apoio, incluindo transferência de tecnologia, capacitação e financiamento.

06 – Esforços avançados na descarbonização do cimento

O cimento é produzido em praticamente todos os países como um componente-chave do concreto e é responsável por 7% do CO2 global por meio de um processo de calcinação de difícil redução e uso intensivo de energia. Esta sessão reunirá produtores de cimento na vanguarda dos esforços de descarbonização para mostrar histórias de sucesso, pedir apoio político e inspirar mais aceleração.

07 – Avançando: Apoiando Caminhos de Desenvolvimento de Baixo Carbono para a África e o Mundo em Desenvolvimento

Melhorar a infraestrutura no mundo em desenvolvimento (para acesso à energia, saúde e saneamento, habitação, transporte, etc.) exigirá muitos recursos que tradicionalmente têm sido altamente intensivos em carbono (hidrocarbonetos, aço, concreto, etc.). Esta sessão discutirá os desafios para a África e o Sul Global para acessar esses recursos a um custo acessível, ao mesmo tempo em que impulsionam sua descarbonização como parte de possíveis caminhos de desenvolvimento sustentável para o continente.

Na COP27 – Conferência sobre Mudanças Climáticas, também serão abordados os temas: Dia da Adaptação e Agricultura, Dia do Gênero, Dia da Água, Dia da Sociedade Civil, Dia da Energia, Dia da Biodivesidade e Dia das Soluções.

Gostou das informações da GreenView, sobre a COP27 – Conferência sobre Mudanças Climáticas? Precisa de uma consultoria ambiental para o seu negócio? Entre em contato conoso, nós iremos te auxiliar.

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: