Descarbonização: tudo o que você precisa saber
O enfrentamento da crise climática e dos impactos causados pelo aquecimento global passa por grandes desafios. Um deles é a diminuição do uso de combustíveis fósseis que durante o seu processo de queima para gerar energia também acaba liberando muitos gases poluentes para a atmosfera, principalmente gás carbônico. Por isso, a descarbonização é uma pauta que ganhou protagonismo. Saiba como ela acontece aqui nesse conteúdo da GreenView.
O que é descarbonização?
Como o próprio nome já diz, a descarbonização é um processo que visa reduzir as emissões de carbono para a atmosfera, em especial o dióxido de carbono (CO2). Para isso, é fundamental que a economia seja transformada profundamente por meio de uma transição energética, o que significa eliminar o uso de combustíveis fósseis. Estima-se que eles representam 75% da demanda energética mundial, sendo muito usado em indústrias, veículos e casas também. No grupo de combustíveis fósseis estão inclusos o carvão, o gás natural, o petróleo e os seus derivados, como a gasolina e o óleo diesel.
Ou seja, a descarbonização demanda a adoção de fontes de energia limpa para o abastecimento e a eletrificação da economia. Durante a Conferência do Clima da ONU que foi realizada no Egito em 2022, a COP 27, esse foi um dos principais debates e até chegou a ser apresentado um plano para acelerar a descarbonização no setor de energia, transporte rodoviário, siderurgia, hidrogênio e agricultura.
E como ocorre a descarbonização na prática?
descarbonização a fim de promover a sustentabilidade. Os primeiros podem aumentar a eletrificação da economia, realizar ações para trabalhar a eficiência energética e fazer o uso de energia renovável em larga escala, como a solar e a eólica.
Como as empresas são as maiores emissoras de gases poluentes para a atmosfera em razão dos seus processos produtivos, elas têm um papel primordial quando o assunto é descarbonização. Elas podem aumentar a eficiência do negócio por meio de um consumo racional de matérias-primas e energia. Além disso, uma outra ótima estratégia é apostar na reciclagem de materiais e produtos no dia a dia dentro da organização.
As empresas também podem utilizar fontes de energia renováveis. A energia solar, por exemplo, está conquistando um enorme espaço no país. De acordo com uma reportagem do G1, espera-se que 2022 seja o ano de maior crescimento do mercado em uma década e de geração de empregos no setor.
E quais são as vantagens da descarbonização?
As empresas que decidem investir na descarbonização conseguem garantir uma série de benefícios importantes. Podemos citar a melhora na imagem da organização perante o mercado e seu público-alvo; a redução de custos; a maior facilidade para obter financiamentos por ser um negócio mais sustentável; obtenção de certificados de sustentabilidade; melhora na qualidade ambiental; entre outros.
Quer começar hoje mesmo a descarbonizar a sua empresa? Fale já com a GreenView! Nós oferecemos soluções sustentáveis personalizadas para o seu negócio com foco no atendimento às legislações ambientais, redução de custos para as organizações e preservação dos recursos naturais e meio ambiente. Clique aqui para agendar uma ligação!