Dia da Agricultura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Dia da Agricultura – 17 de outubro

Em resumo a agricultura trata-se do cultivo do solo, por meio de procedimentos, métodos e técnicas próprias, que buscam produzir alimentos para o consumo humano, como legumes, cereais, frutas e verduras, ou para serem usados como matérias-primas na indústria.

Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as exportações do agronegócio no Brasil foram de US$ 10,10 bilhões em setembro de 2021, atingindo o recorde da série histórica no mês.

O valor foi 21% superior exportado em setembro de 2020. O complexo soja e as carnes foram destaques nas exportações do mês, registrando aumento de US$ 1,91 bilhão no valor exportado.

O principal setor exportador do agronegócio brasileiro foi o complexo soja, responsável por quase um terço do valor exportado no mês de setembro de 2021.

Fonte: Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Plantação de leguminosas com um trator realizando a pulverização e o texto em verde dia da Agricultura

Primeiras formas da Agricultura

As primeiras formas de agricultura surgiram em torno de 10 mil anos atrás, no período da pré-história denominado NEOLÍTICO.

Nesse período, ocorreram as primeiras formas de domesticação de espécies de vegetais e animais e o clima foi se tornando mais ameno e adequado ao cultivo de alimentos.

O uso de técnicas, mesmo que inicialmente rudimentares, passou a fazer parte do cotidiano dos primeiros aglomerados humanos.

Destaca-se o uso do fogo e de algumas ferramentas, assim como do esterco animal. Entre os anos de 8 mil e 6 mil a.C., a agricultura foi se desenvolvendo de forma diferente e independente nas diversas partes do mundo, provavelmente nos vales fluviais habitados por antigas civilizações.

O ser humano não necessitava mais coletar seu alimento na natureza (frutos, raízes e folhas). No Oriente Médio e na Europa desenvolveu-se, principalmente, o trigo e a cevada; no continente americano, o milho, o feijão e a batata; na Ásia, o arroz.

As principais características deste período são:

  • A domesticação de espécies animais (criações) e vegetais (cultivos) e o aumento da produção de alimentos;
  • O aparecimento das primeiras comunidades, pois com o desenvolvimento da agricultura, o homem deixa de ser nômade para morar em aldeias, vilas ou cidades;
  • As primeiras comunidades localizam-se nas proximidades dos rios e lagos. A água, além de atender as necessidades humanas e dos animais domesticados, assume a função de irrigar o solo para o cultivo de alimentos.
  • O desenvolvimento da cerâmica, que ocorreu associado à necessidade de armazenamento dos alimentos.
  • O início das trocas de produtos entre as comunidades, devido à produção excedente.

Fonte: Cadernos de Educação Ambiental – Agricultura Sustentável. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE.

Tipos de Agricultura

Sustentável

Agricultura sustentável envolve, de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), fatores como conservação do solo, da água e dos recursos genéticos animais e vegetais, conservação ambiental e uso de técnicas apropriadas, economicamente viáveis e socialmente aceitáveis.

A agricultura sustentável é, antes de tudo, respeito ao meio ambiente e à saúde dos consumidores. Esta publicação cumpre bem o papel de informar a população a esse respeito.

Precisa de uma Consultoria Ambiental ? Entre em contato com a GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental, estamos localizados na Cidade de São Paulo e atendemos em todo o Brasil.

“O desenvolvimento sustentável é um modelo social e econômico de organização baseado na visão equitativa e participativa do desenvolvimento e dos recursos naturais, como fundamentos para a atividade econômica”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *