Dia da Mata Atlântica

Dia da Mata Atlântica: saiba mais sobre o bioma com a maior diversidade no Brasil

Celebrado em 27 de maio, o Dia da Mata Atlântica é uma data fundamental para chamar a atenção da população sobre a importância desse bioma que abrange cerca de 15% do território nacional e abriga a maior diversidade entre todos os ecossistemas do país. Conheça algumas curiosidades sobre a Mata Atlântica neste conteúdo da GreenView.

Dia da Mata Atlântica.

Primeiramente, por que o Dia da Mata Atlântica é comemorado no dia 27 de maio? A razão remonta a fatos que aconteceram no século XVI! A data é uma homenagem à “Carta de São Vicente”, que foi escrita pelo Padre Anchieta em 1560. No documento, o clérigo descreve com detalhes a exuberância da fauna e da flora de uma vasta floresta tropical que mais tarde ganharia o nome de Mata Atlântica. Ela recebeu essa denominação porque sua distribuição geográfica se dá pela costa do oceano Atlântico.

A Mata Atlântica é composta por formações florestais nativas (Floresta Ombrófila Densa; Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias; Floresta Ombrófila Aberta; Floresta Estacional Semidecidual; e Floresta Estacional Decidual), e ecossistemas associados (manguezais, vegetações de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste).

Fonte: Ministério do Meio Ambiente.

Números da Mata Atlântica impressionam

A Mata Atlântica compreende cerca de 15% do território brasileiro e está distribuída em 17 estados (Bahia, Ceará, Alagoas, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Santa Catarina). Além disso, o bioma se estende por parte da Argentina e Paraguai.

Estima-se que a Mata Atlântica abriga mais de duas mil espécies de animais e mais de 20 mil espécies vegetais na floresta. Lá são encontradas espécies diversas como a onça-pintada, o mico-leão-dourado, o famoso pau-brasil, o jatobá e o jequitibá, por exemplo. Entretanto, um grande número de bichos está ameaçado de extinção em razão da devastação.

Mata Atlântica é o bioma mais devastado

De acordo com dados da Fundação SOS Mata Atlântica divulgados em reportagem da IstoÉ Dinheiro, a devastação do bioma aumentou em oito estados. São Paulo e Espírito Santo ficaram no topo do ranking. Um estudo da organização mostrou que, em 2019/2020, os dois estados ficaram com taxas acima dos 400%, em relação ao período de 2018/2019. O ES registrou taxas de mais de 462% na perda da cobertura vegetal, seguido por SP, com 402%. Já no Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul a porcentagem mais do que dobrou.

Atualmente, restam só 12,4% da floresta que existia originalmente. Esse grave encolhimento da Mata Atlântica se deve a uma série de fatores que incluem a construção de casas, prédios e a prática de atividades exploratórias, como a agropecuária, por exemplo. Hoje há somente dois grandes contínuos de vegetação nativa que se situam na Serra do Mar entre o Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro e o Alto Paraná. Tal fragmentação contribui para a extinção de espécies.

Mata Atlântica é essencial para o Brasil e o mundo

Há uma relação direta das condições desse bioma com o abastecimento de água, purificação do ar, regulação do clima, agricultura, pesca e energia elétrica, por exemplo. Dentro dela se encontram nove das 12 bacias hidrográficas brasileiras!

Imagina a variedade de frutos, madeiras, óleos e fibras que estão na Mata Atlântica. Tudo isso se transforma em matéria-prima para fabricação de remédios e cosméticos. Já a manutenção da vegetação nas encostas é capaz de evitar enchentes. O solo também é protegido com a preservação da diversidade vegetal. Viu como o bioma é importante para todos?

Tendo em vista toda a relevância e influência exercida pela Mata Atlântica, é primordial investir no monitoramento, fiscalização, políticas públicas de conservação e em ações de recuperação da floresta.

Quer saber como você e sua empresa podem contribuir nessa tarefa?

Entre já em contato com a GreenView! Nós te ajudamos a realizar as suas atividades em conformidade com a legislação ambiental e na construção de soluções sustentáveis. É só clicar aqui e falar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: