Dia do Engenheiro de Aquicultura
A engenharia de aquicultura está prevista na Resolução 493/06, que dispõe sobre o registro profissional do Engenheiro de Aquicultura e discrimina suas atividades profissionais. (Fonte: CREA-MS).
É definida como aquicultura a atividade que cultiva organismos aquáticos, em qualquer fase de seu desenvolvimento, em ambientes confinados e controlados, utilizando recursos naturais, tais como água, sol e solo, para a produção de um alimento essencial para nutrição humana.
Qual é o perfil do profissional Engenheiro de Aquicultura ?
Conforme a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Engenheiro de Aquicultura atua na produção de organismos aquáticos em cativeiro, abrangendo, desde a obtenção de reprodutores, maturação, reprodução, produção de larvas, pós-larvas, formas jovens, (fase inicial de crescimento), engorda, processamento, até a comercialização e distribuição dos produtos para o mercado consumidor.
Deve também estar apto a desenvolver projetos de instalações e estruturas necessárias à prática de aquicultura sustentável.
As atividades de piscicultura, ranicultura, malacocultura, carcinicultura, produção de organismos aquáticos ornamentais e cultivo de macroalgas e microalgas, estão entre as possíveis áreas de atuação desse profissional, aplicando conhecimentos de engenharia para projetar, gerenciar e explorar, de forma sustentável, o potencial das unidades de criação nos diversos sistemas e estruturas de cultivo disponíveis
Precisa realizar a avaliação ambiental do seu empreendimento ou imóvel, precisa realizar o Licenciamento Ambiental ? Entre em contato com a GreenView. Nós podemos te atender em todas as etapas.