17 de Julho – Dia do Engenheiro de Aquicultura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Dia do Engenheiro de Aquicultura

A engenharia de aquicultura está prevista na Resolução 493/06, que dispõe sobre o registro profissional do Engenheiro de Aquicultura e discrimina suas atividades profissionais. (Fonte: CREA-MS).

É definida como aquicultura a atividade que cultiva organismos aquáticos, em qualquer fase de seu desenvolvimento, em ambientes confinados e controlados, utilizando recursos naturais, tais como água, sol e solo, para a produção de um alimento essencial para nutrição humana.

17 de Julho - Dia do Engenheiro de Aquicultura. Foto abaixo d´água mostrando um peixe e uma mão segurando o peixe com cuidado. Acima o texto Dia do Engenheiro de Aquicultura.

Qual é o perfil do profissional Engenheiro de Aquicultura ?

Conforme a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Engenheiro de Aquicultura atua na produção de organismos aquáticos em cativeiro, abrangendo, desde a obtenção de reprodutores, maturação, reprodução, produção de larvas, pós-larvas, formas jovens, (fase inicial de crescimento), engorda, processamento, até a comercialização e distribuição dos produtos para o mercado consumidor.

Deve também estar apto a desenvolver projetos de instalações e estruturas necessárias à prática de aquicultura sustentável.

As atividades de piscicultura, ranicultura, malacocultura, carcinicultura, produção de organismos aquáticos ornamentais e cultivo de macroalgas e microalgas, estão entre as possíveis áreas de atuação desse profissional, aplicando conhecimentos de engenharia para projetar, gerenciar e explorar, de forma sustentável, o potencial das unidades de criação nos diversos sistemas e estruturas de cultivo disponíveis

Precisa realizar a avaliação ambiental do seu empreendimento ou imóvel, precisa realizar o Licenciamento Ambiental ? Entre em contato com a GreenView. Nós podemos te atender em todas as etapas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *