12 de julho – Dia do Engenheiro Florestal
12 de julho – Dia do Engenheiro Florestal, profissional de extrema importância, a Engenharia Florestal é um segmento da engenharia que resumidamente aborda áreas relacionadas às florestas, ecologia, conservação de água, solo, seres vivos e manejo.
A atuação no mercado de trabalho do Engenheiro Florestal está relacionada a áreas como Gestão Ambiental, Sensoriamento Remoto, Manejo Florestal, Silvicultura, Tecnologia de Produtos Florestais, Mensuração Florestal, entre outras.
O protetor dos Engenheiros Florestais é São João Gualberto, sendo proclamado pelo Papa Pio XIII em 1951, porém São João Gualberto foi canonizado no ano de 1193. Historiadores mostram que os estudos de cultivo racional foram iniciados por São João Gualberto, no vale de Vallombrosa (Província de Florença na região de Toscana).
A Engenharia Florestal envolve diversos conhecimentos na área de exatas, passando por biologia e química, tornando o profissional mais capacitado para lidar com as diversas situações que o trabalho oferece.
Na área da Engenharia Florestal no Brasil, temos como exemplo a Embrapa Florestas que possui como transferência de tecnologia florestal diversos Softwares para manejo e análise econômica de plantações florestais e os chamados de Softwares da FamiliaSIS (SisTeca, SisAcácia, SistCedro, SisEucalipto, SisBracatinga, SisPinus, SisAraucária, dando apoio ao novo código Florestal Brasileiro.
Parabéns aos Profissionais de Engenharia Florestal por desempenharem um papel de extrema importância para a sociedade, que necessita cada vez mais de um manejo adequado dos recursos florestais.
A Política Agrícola para Florestas Plantadas – PAFP tem por princípios:
- A produção de bens e serviços florestais para o desenvolvimento social e econômico do país; e
- A mitigação dos efeitos das mudanças climáticas
Seus objetivos são:
- Aumentar a produção e a produtividade das florestas plantadas;
- Promover a utilização do potencial produtivo de bens e serviços econômicos das florestas plantadas;
- Contribuir para a diminuição da pressão sobre as florestas nativas;
- Melhorar a renda e a qualidade de vida no meio rural, notadamente em pequenas e médias propriedades rurais; e
- Estimular a integração entre produtores rurais indústrias e agroindústrias que utilizem madeira como matéria-prima.
Quer saber mais sobre Florestas Plantadas e Florestas Nativas, entre em contato com a GreenView.