15 de Junho – Dia do Paleontólogo

Dia do Paleontólogo

O dia do Paleontólogo foi instituído pela Lei nº 2.818 de 30 de abril de 1981, sendo comemorado todo dia 15 de junho.

A Paleontologia resumidamente pode ser definida como o estudo da vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, estuda os fósseis com mais de 11 mil anos. Uma das suas principais funções é reconstituir espécies animais e vegetais com a ajuda de elementos encontrados em escavações, descobrir suas características físicas, identificar seus hábitos e relações com o meio ambiente.

É uma especialidade de grande amplitude que inclui conhecimentos de Biologia, Geologia, Botânica, Zoologia, Geografia e muitos outros campos de conhecimento.

Porém a Paleontologia não se resume apenas ao estudo de fósseis, mesmo sendo a principal função da especialidade. Conhecer a vida do passado traz a oportunidade de estabelecer a ligação entre as ciências geológicas e as ciências biológicas já que os objetivos encontrados em escavações são geológicos com origem em organismos do passado. Outro ponto importante são os conhecimentos em torno da Geografia.

O mercado de trabalho para os paleontólogos habitualmente está atrelado à Museus (história natural, zoologia), Universidades e Institutos de Pesquisa, Parques Paleontológicos, Empresas da área da Biologia ou Geologia, Laboratórios de Análises de Fósseis, Consultorias Ambientais, entre outros.

Para a viabilização e realização de grandes obras com por exemplo usinas hidrelétricas, oleodutos, se faz necessário a presença de estudos de Paleontólogos e de outros profissionais, os quais prestam serviços relacionados ao Licenciamento Ambiental.

A GreenView deseja um Feliz Dia do Paleontólogo à todos os profissionais.

Precisa realizar o Licenciamento Ambiental da sua atividade ou empreendimento ? Entre em contato e solicite um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: