Dia da Terra: que reflexões esta data inspira?
Celebrado em 22 de abril, o Dia da Terra é uma data que deve inspirar reflexões a respeito da degradação ambiental promovida pelo homem e os impactos negativos que inúmeras atividades produtivas provocam para os ecossistemas. Que práticas ambientais podem mitigar essa variedade de danos? Confira aqui neste conteúdo da GreenView!
Dia do Planeta Terra
Dia do Planeta Terra é celebrado todos os anos no dia 22 de abril, esta data vem nos alertar sobre a preservação do meio ambiente, da consciência ambiental e sobre a importância do planeta.
Em 22 de abril de 1970 o ativista ambiental e senador norte-americano Gaylord Nelson, promoveu a primeira manifestação a favor da criação de uma agenda ambiental. Na adesão houveram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades, fazendo com que o governo dos Estados Unidos criasse a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency – EPA ou USEPA) tamanha a pressão do ato. A EPA foi instituída pelo presidente Richard Nixon.
A origem do Dia da Terra
Em 21 de dezembro de 2009, a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) definiu que o Dia da Terra seria comemorado em 22 de abril. Na ocasião, os países signatários demonstraram preocupação com os rumos que o planeta estava tomando e decidiram que a data serviria para promover atividades e eventos ao redor do mundo para expor visões, princípios e experiências de como é possível viver sem agredir o meio ambiente.
No entanto, cabe ressaltar que o Dia da Terra é uma data que surgiu inicialmente nos Estados Unidos durante a década de 70, quando um senador chamado Gaylord Nelson organizou um primeiro grande protestos contra a poluição.
Dia da Terra: os principais desafios hoje
No final do mês de março, a ONU divulgou o relatório síntese do seu atual ciclo de avaliações sobre o aquecimento global provocado pelo homem durante o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Os cientistas fazem uma série de alertas urgentes e que devem ser relembrados neste Dia da Terra. Entre as principais conclusões está o fato de que para manter o aquecimento em 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais, as emissões de gases de efeito estufa devem ser reduzidas de forma profunda, rápida e sustentável em todos os setores. Isso significa que é necessário diminuir as emissões globais pela metade até 2030 (48%) e até 99% até 2050! Um desafio e tanto!
Atualmente, os efeitos do aquecimento global antropogênico (induzido pelo homem) já causam danos ao redor de todo o mundo. Mudanças nos padrões de ocorrência das chuvas, derretimento das camadas de gelo e das geleiras, aumento acelerado do nível do mar e eventos extremos cada vez mais frequentes e intensos são alguns exemplos. Reflita quantas vezes você já ouviu falar de grandes inundações, chuvas torrenciais, deslizamentos ou incêndios florestais somente este ano!
A perda de biodiversidade é outro problema grave que cabe refletir no Dia da Terra. Espécies de animais e vegetais entram para a lista de extinção por causa do desmatamento; a contaminação do ar, do solo e dos corpos hídricos; a realização de atividades produtivas agressivas ao meio ambiente, como a mineração, a caça e a pesca sem limites; entre outras.
A poluição é outra vilã que tem um papel de destaque neste cenário. O lançamento de esgoto sem tratamento nos mares; o descarte incorreto de lixo e rejeitos industriais com substâncias tóxicas e a emissão de gases poluentes com a queima de combustíveis fósseis são apenas alguns exemplos de como empresas e a própria população poluem o meio ambiente. Com isso, não só a natureza é prejudicada, a saúde humana também, na medida em que surgem doenças.
O que fazer?
Estamos celebrando o Dia da Terra e como podemos contribuir para protegê-la? Governos, empresas e sociedade devem fazer a sua parte. Confira algumas medidas simples para você começar agora! Uma ótima recomendação é evitar o desperdício de alimentos e optar por produtos biodegradáveis, que são pensados para serem absorvidos rapidamente pela natureza, gerando menos impactos ambientais.
A adoção da reciclagem é outra ação importante para prolongar a vida útil de objetos como garrafas PET e plásticos. Racionar o consumo também é fundamental! Procure economizar energia e água. Uma outra dica é apoiar iniciativas e projetos em prol do meio ambiente. Quer conhecer outras formas de proteger os ecossistemas? Entre em contato com a GreenView que nós sabemos como tornar qualquer negócio mais sustentável! Clique aqui e fale conosco!
Tema ONU 2024
O tema global da ONU para o Dia Mundial da Terra em 2024 é “Planet vs. Plastics” (Planeta vs. Plásticos). Este tema chama a atenção para a urgente necessidade de reduzir o uso de plásticos, que são uma grande fonte de poluição ambiental. Ele une estudantes, pais, empresas, governos, igrejas, sindicatos, indivíduos e ONGs em um compromisso firme para acabar com o uso de plásticos em prol da saúde humana e planetária, exigindo uma redução de 60% na produção de todos os plásticos até 2040 .
Tema ONU 2023
O tema é como viver em harmonia com a natureza e reequilibrar as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.
Tema Onu 2022
Em 2022 no discurso da ONU, citou-se que a Terra enfrenta uma crise planetária tripla: o distúrbio climático e perda de biodiversidade, aliada à poluição e ao desperdício que ameaçam o bem-estar e a sobrevivência de milhões de pessoas em todo o mundo.
Nos pedidos feitos na mensagem do discurso o Chefe da ONU, destaca a limitação do aumento da temperatura global a 1,5 graus, que ainda está longe do rumo.
Ainda ressalta que para manter a meta viva, os governos devem reduzir as emissões em 45% até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
Fonte: ONU News.
Em 2021 de forma a celebrar esse dia, ocorre de forma virtual o Encontro de Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizado pelos Estados Unidos. O encontro reúne aproximadamente 40 líderes mundiais e pretende reforçar os esforços para limitar o aumento da temperatura global em 1,5ºC até o final do século. (Fonte: ONU News).
O chefe da Organização das Nações Unidas – ONU, António Manuel de Oliveira Guterres, afirmou que “a Humanidade continua a abusar da natureza”, pilhando descuidadamente os recursos da Terra, esgotando sua vida selvagem e tratando o ar, a terra e os mares como depósitos de lixo.
Em 2020, após 50 anos de comemoração do Dia Mundial do Planta Terra, a ONU (Organização das Nações Unidas) destaca a extinção de espécies. O mundo possui atualmente a maior taxa de extinção de animais desde os dinossauros há mais de 60 milhões de anos.
Porém, ao contrário do que aconteceu aos dinossauros, a realização de atividades humana sem o devido controle, está ocasionando o desaparecimento de espécies de forma acelerada. Por exemplo, atividades como o desmatamento ilegal ocasionando a perda de habitat, a realização de tráfico de animais e plantas (biopirataria), a caça furtiva, a utilização de pesticidas e agrotóxicos não homologados e poluição do ar, solo e água, são alguns dos grandes responsáveis pela extinção de diversas espécies.
No Blog da GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental você pode saber um pouco mais sobre Gases de Efeito Estufa (GEE).
Seja responsável, cuide do nosso Planeta Terra.