Dia Mundial do Solo
05 de dezembro: Dia Mundial do Solo
Embora muitos não saibam, desde 2002 existe uma data para chamar atenção de governos, empresas e população sobre a importância da conservação de um dos principais recursos essenciais para a vida no planeta. O Dia Mundial do Solo, celebrado em 05 de dezembro, surgiu para estimular reflexões e mudanças de conduta em relação ao meio ambiente. Saiba mais sobre a data e o que pode ser feito para preservar o solo aqui neste conteúdo da GreenView.
A criação do Dia Mundial do Solo se deu durante o XXVII Congresso Mundial de Ciência do Solo, na Tailândia, em 2002. A iniciativa foi da Sociedade Internacional de Ciência do Solo (IUSS). Mas só em 2013 a data foi oficializada pela Conferência da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) durante a 68ª Assembleia Geral da ONU. E uma curiosidade: a data foi escolhida em homenagem a um dos maiores entusiastas da ideia, H.M. Bhumibol Adulyadej, rei da Tailândia.
Como o próprio nome já sinaliza, o Dia Mundial do Solo visa proporcionar uma maior conscientização sobre o uso responsável deste recurso. Afinal, o solo é a base para o desenvolvimento agrícola e a produção de alimentos; abriga grande parte da biodiversidade existente no planeta; é essencial para o crescimento, o transporte de nutrientes e a manutenção de vegetação; ajuda a filtrar a água; e até consegue reservar carbono.
Ao ler apenas estes exemplos de funções do solo que foram citados acima é possível perceber a centralidade que a gestão eficiente dos solos possui em âmbito econômico, social e ambiental. Ou seja, ele impacta diretamente a nossa sobrevivência.
No entanto, mesmo com toda esta importância, é preciso ligar um alerta! De acordo com um estudo produzido pela Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) e divulgado pelo governo federal, 33% dos solos do mundo estão degradados. O levantamento ainda mostrou que só a erosão extingue de 25 a 40 bilhões de toneladas de solo por ano. Para o futuro, estima-se que será registrada uma perda de produção de cereais, na ordem de 253 milhões de toneladas, em 2050, por causa da erosão.
Entre os problemas que mais afetam a saúde do solo e podem provocar a sua degradação estão: a erosão, a salinização, a poluição, o desmatamento, as queimadas, o uso intensivo do solo pela pela agropecuária, a mineração, a compactação, a utilização excessiva de fertilizantes e pesticidas, a contaminação industrial, etc.
Dia Mundial do Solo: como protegê-lo?
Neste contexto, o Dia Mundial do Solo deve servir para estimular a adoção de novas práticas para proteção deste recurso e ações para mitigar os impactos produzidos pela ação antrópica. Vale ressaltar que as medidas para preservação do solo devem ser tomadas por empresas, governos e sociedade. Confira alguns exemplos:
- Apostar em projetos de reflorestamento;
- Eliminar o uso de fertilizantes e pesticidas nocivos;
- Descartar os resíduos de maneira adequada;
- Adotar práticas agrícolas controladas e fazer o plantio de forma correta;
- Realizar a rotação de culturas;
- Fazer a irrigação controlada;
- Fazer a remediação, isto é, investir na retirada de contaminantes do solo que já sofreram prejuízos;
- Entre muitos outros.
A sua empresa deseja se tornar mais sustentável e adotar ações práticas para proteção do solo? A GreenView tem a solução ideal para o seu negócio! Somos referência na área de engenharia ambiental com foco no atendimento às legislações ambientais, redução de custos para as empresas e preservação dos recursos naturais e meio ambiente. Entre os principais serviços que prestamos estão a Consultoria Ambiental, Gerenciamento de Áreas Contaminadas, Remediação Ambiental e Gerenciamento de Resíduos. Não perca tempo e clique aqui para falar agora com a nossa equipe!