Dissulfeto de carbono, o que é ?
O dissulfeto de carbono (CS2), possui como seus sinônimos, bissulfeto de carbono e sulfureto de carbono, em sua forma pura é um líquido aquoso, sem coloração, com odor doce e agradável semelhante ao clorofórmio ou éter. Em sua forma não pura, normalmente utilizado em processo industriais, possui coloração amarelada e odor de ovo podre.
Sua fórmula química é CS2 e seu peso molecular é de 76,14 g/mol. Evapora rapidamente à temperatura ambiente e é inflamável.
O dissulfeto de carbono é mais denso do que a água e apenas ligeiramente solúvel nela. Seu ponto de ebulição é 46,3 °C e seu ponto de congelamento é -110,8 °C; seu vapor é mais pesado que o ar.
A pressão de vapor para o dissulfeto de carbono é 352,6 mm Hg a 25 °C, e seu coeficiente de partição octanol / água (log Kow) é 1,84 a 2,16.
Qual é a utilização do dissulfeto de carbono ?
O composto é frequentemente usado como um bloco de construção em química orgânica e também como um solvente industrial e laboratorial.
É usado em muitas indústrias, na produção de borracha, viscose, celofane e tetracloreto de carbono.
No passado era utilizado para extração de gorduras, óleos e ceras, sendo seu uso interrompido em favor de outros solventes que são menos tóxicos e inflamáveis.
Produção
Por muitos tempo, o dissulfeto de carbono foi fabricado pela reação do carvão vegetal com o vapor de enxofre a temperaturas de 750 ° a 1.000 ° C, em meados do século 20, esse processo foi substituído, especialmente nos Estados Unidos, por um processo que utilizava a reação do gás natural (principalmente metano) com o enxofre.
Precisa realizar o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no seu empreendimento ou imóvel ? Entre em contato com a GreenView.