Dragagem , o que é ?
A Dragagem é o procedimento de remoção e ou retirada de material, detritos e sedimentos do leito de corpos d’água, fundo de lagoas, rios portos, oceanos e lagoas industriais e posterior disposição do material dragado, adequadamente em outro local.
O procedimento de dragagem é uma necessidade rotineira em cursos de água em todo o mundo porque a sedimentação, gradualmente preenche canais e portos.
A dragagem frequentemente se concentra em manter ou aumentar a profundidade dos canais de navegação, ancoradouros ou áreas de atracação para garantir a passagem segura de barcos e navios.
Os navios precisam de uma certa quantidade de água para flutuar e não tocar o fundo. A profundidade da água continua a aumentar com o tempo, conforme navios cada vez maiores são implantados. Uma vez que grandes navios transportam a maior parte das mercadorias importadas para o país, a dragagem desempenha um papel vital na economia do país.
Tipos de Dragagem
Implantação: Realizada para implantação, ampliação ou aprofundamento de canais de navegação, bacias de evolução e em outras obras ou serviços de engenharia na massa líquida.
Manutenção: Realizada para restabelece total ou parcialmente as condições originalmente licenciadas.
Mineração: realizada para a exploração e aproveitamento de recursos minerais.
Recuperação Ambiental: realizada para a melhoria das condições ou sanitárias.
Derrocamento: consiste na desagregação e remoção de materiais submersos que prejudicam a navegação e cuja dureza inviabiliza a remoção pelo método tradicional de dragagem.
Tipos de Draga
É chamado de draga a embarcação especialmente projetada para realizar a atividade de dragagem. Existem diversos tipos de draga, sendo elas classificadas em mecânica, hidráulica e sucção.
Mecânicas: são utilizadas para a remoção de cascalho, areia e sedimentos muito coesivos, como argila, turfa, e silte altamente consolidado.
Hidráulicas: são mais adequadas para a remoção de areia e silte pouco consolidado.
Sucção: as dragas de sucção podem ser divididos em dragas aspiradoras ou cortadoras. Nos dragas aspiradoras a sucção é realizada através de um grande bocal de aspiração, com ajuda de jatos de água, onde o material é desagregado e através de aberturas no bocal o material é aspirado e levado juntamente com a água aos tubos de sucção. Os equipamentos cortadores possuem um rotor aspirador, o qual é equipado com lâminas que desagregam o material e posteriormente é aspirado para o interior do tubo de sucção.
Fontes: Normas da autoridade marítima para obras, dragagens, pesquisa e lavra de minerais sobre e às margens das águas jurisdicionais Brasileiras / National Oceanic and Atmospheric Administration – NOAA. / Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE).
Legislação Brasileira
Abaixo apresentamos algumas resoluções as quais estão relacionadas ao processo de dragagem no Brasil e aos processos de atendimento ambientais.
- Resolução CONAMA Nº 420/2009. Dispõe sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas e estabelece diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias em decorrência de atividades antrópicas.
- Resolução CONAMA Nº 454/2012. Estabelece as diretrizes gerais e os procedimentos referenciais para o gerenciamento do material a ser dragado em águas sob jurisdição nacional.
- Resolução SMA Nº 39/2004. Estabelece as diretrizes gerais à caracterização do material a ser dragado para o gerenciamento de sua disposição no solo.
Para a realização da atividade de dragagem é necessário a realização do Licenciamento Ambiental, entre em contato com a GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental, nós realizamos todos os procedimentos necessários para a obtenção de sua Licença Ambiental.