Energia solar: como funciona?

Energia solar: como funciona?

Uma das principais ações para combater as mudanças climáticas é a adoção de fontes de energia limpa. E entre as alternativas que se mostram mais promissoras atualmente está a energia solar. Saiba como ela funciona, os sistemas mais usados e as vantagens que ela proporciona nesse conteúdo da GreenView.

Como o próprio nome já indica, a energia solar é aquela que é proveniente da luz e do calor emitidos pelo sol. A transformação da radiação em energia elétrica oferece uma série de benefícios para o meio ambiente. São alguns exemplos: a energia solar não emite gases poluentes, possui baixo custo de manutenção, pode ser instalada em várias regiões do país por causa da grande incidência de luz solar em todo o território, é necessário pouco espaço para instalação, entre outros.

Ao analisar os números, é possível perceber que a energia solar vem ganhando destaque. De acordo com uma reportagem do portal G1, o consumo de energia solar no Brasil no ano de 2022 teve aumento de 30% de gigawatts em relação ao segundo semestre de 2021.

E a expectativa é que 2022 termine como o ano de maior crescimento do mercado em uma década e de geração de empregos no setor. A estimativa é que sejam geradas mais de 350 mil oportunidades no setor.

Principais sistemas de energia solar

Há diversos tipos de sistemas de geração de energia com o uso de energia solar e nem todos eles existem hoje no Brasil. Aqui vamos listar alguns deles:

• Aquecimento solar: mais antigo, esse sistema é composto de duas partes. Ele se divide nos coletores solares, que podem ser placas ou tubos a vácuo; e no reservatório térmico, que é chamado de Boiler. O calor é absorvido por meio das placas ou tubos, aquece a água que está nos coletores e vai para o Boiler, onde fica armazenada a água quente, que depois vai para o uso através de tubulações;

• Usina heliotérmica: aqui o sistema funciona da seguinte forma. O calor e a luz do sol são captados por refletores ou espelhos, que lançam a luz em um ponto onde se encontra o receptor. O fluido existente no sistema é aquecido e o vapor gerado mexe uma turbina que movimenta um gerador. E assim a energia elétrica é produzida. Seu maior diferencial é a possibilidade de estocar a energia solar como calor;

• Sistema Off grid: simples, os sistemas fotovoltaicos off grid podem ser usados pelo setor industrial, comercial e até por residências. Ele é composto por três blocos básicos: o gerador, o condicionador de potência e as baterias;

• Usina fotovoltaica: ela fornece energia em alta-tensão para comercialização. Seu sistema é baseado em módulos que podem ser construídos de forma fixa no solo ou funcionar acompanhando o movimento do sol;

• Entre outros.

A energia solar vem se popularizando e a sua empresa não pode ficar de fora! A GreenView pode te ajudar em toda a sua jornada rumo à sustentabilidade. As nossas soluções conciliam crescimento econômico, redução de custos e a conservação do meio ambiente. Entre em contato conosco!

Saiba mais nos conteúdos da GreenViw, como o que são fontes de energia renovável e como é o processo de Licenciamento Ambiental para Usinas Fotovoltaicas.

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: