Chamamos de energia não renovável ou fontes não renováveis, as fontes de energia que dependem de processos em escala de tempo geológica ou de formação do sistema solar para se tornarem disponíveis. Como exemplo podemos citar o carvão mineral, petróleo, gás natural e a energia nuclear.
Petróleo
É um combustível fóssil, com origem há milhões de anos atrás pela pressão de material orgânico, e é hoje encontrado em algumas zonas do subsolo da terra. Libera grandes quantidades de CO² para atmosfera durante seu processo de queima.
Gás natural
Resumidamente é uma fonte de energia cujo principal componente é o metano (CH4). Sua composição pode variar, além do metano, pode ser composta de etano, propano, butano e hidrocarbonetos mais pesados.
Carvão mineral
Utilizado em siderúrgicas e usinas termoelétricas para produção de energia. É originado de restos de plantas ao longo de milhões de anos. Quanto maior o teor de carbono, mais puro e maior o poder energético do carvão.
Combustível Nuclear
A energia nuclear utiliza o combustível radiativo, do minério de urânio, encontra-se presente no solo em concentrações relativamente baixas sendo extraído por mineração.