Como uma consultoria ambiental pode ajudar no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais em sua empresa?
A consultoria ambiental é um tipo de recurso fundamental para tornar um negócio ecologicamente correto e fazê-lo ficar em conformidade com as leis existentes para proteger os ecossistemas. Mas, além disso, a consultoria ambiental também serve para auxiliar no Gerenciamento de Riscos Operacionais da empresa. Saiba como aqui neste conteúdo da GreenView.
Em que consiste o Gerenciamento de Riscos Operacionais?
Primeiramente, vamos falar um pouco sobre as atribuições do Gerenciamento de Riscos Operacionais. Ele consiste em um plano crucial para a empresa porque é nele que estarão identificados os riscos associados à operação da organização, seus projetos e atividades realizadas no cotidiano.
Ou seja, o Gerenciamento de Riscos Operacionais deve conter todos os riscos que aquela empresa está sujeita, sejam internos ou externos, como falhas de equipamentos, erros humanos, atualizações de legislações, desastres naturais, problemas de segurança e com outros sistemas, deficiência de estruturas, entre muitos outros.
Além de elencar todas as possibilidades, um plano de Gerenciamento de Riscos Operacionais também deve contemplar as políticas, procedimentos e práticas que deverão ser adotadas em cada uma das situações a fim de mitigar os impactos negativos causados. É este plano que vai orientar os tomadores de decisão da empresa!
Consultoria ambiental x Gerenciamento de Riscos Operacionais
Agora é hora de falar da relação entre a consultoria ambiental e o Gerenciamento de Riscos Operacionais. A realização deste tipo de consultoria garante uma série de vantagens para as empresas e uma das principais delas é o fato de que o plano de Gerenciamento de Riscos Operacionais fica muito mais completo.
A empresa que investe em uma consultoria ambiental está apostando na prevenção. Afinal, este tipo de serviço também se baseia na precaução e orienta as organizações quanto aos riscos que o negócio corre com a finalidade de minimizar a ocorrência de acidentes, multas ambientais, autuações, problemas com o desrespeito à legislação vigente, etc.
Um dos princípios de um plano de Gerenciamento de Riscos Operacionais é a questão da governança e da conformidade. E uma consultoria ambiental também se debruça neste aspecto ao construir um plano de ação, um cronograma, trabalhar a questão da capacitação dos colaboradores, realizar treinamentos, implementar procedimentos para evitar riscos e fazer uma avaliação sistemática e periódica sobre o negócio.
A consultoria ambiental também identifica todos os riscos internos e externos que podem afetar a empresa, inclusive a sua reputação perante à uma sociedade e um mercado cada vez mais preocupados com a pauta relacionada à preservação dos recursos naturais. Vale ressaltar que aqui estamos falando também de riscos químicos, físicos e biológicos.
Viu como a consultoria ambiental é um instrumento poderoso e contribui diretamente para a construção do melhor plano de Gerenciamento de Riscos Operacionais?
Não perca tempo e opte pela prevenção para evitar problemas que podem até inviabilizar o negócio. Fale já com a GreenView! Somos uma empresa referência da área de engenharia ambiental e que conta com um time de especialistas que oferece soluções sustentáveis com foco no atendimento às legislações ambientais, redução de custos para as empresas e preservação dos recursos naturais e meio ambiente. Clique aqui e entre em contato conosco!
Gosto do conteúdo Gerenciamento de Riscos Ocupacionais em sua empresa? Fique por dentro de mais informações no nosso blog.