Gestão dos Resíduos da Construção Civil
A construção civil é um setor muito importante para a economia brasileira. No entanto, o processo para fazer as obras e os materiais utilizados durante a sua execução produzem diversos tipos de resíduos perigosos e não perigosos, que devem ser descartados corretamente para não prejudicar o meio ambiente. Saiba mais sobre como funciona a gestão dos resíduos da construção civil aqui neste conteúdo da GreenView.
A fim de resguardar a saúde da população e os ecossistemas, o Brasil criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos e estabeleceu regras específicas para o setor de construção civil no que diz respeito ao cuidado com os detritos que são gerados. De acordo com a Lei Federal nº 12.305/2010, os resíduos da construção civil são “aqueles gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis.”
Tijolos, concreto, metais, rochas, resinas, colas, gesso, plásticos, tubulações, fiação elétrica, pavimento asfáltico, forros, argamassa, tintas e telhas são alguns exemplos de resíduos da construção civil materiais considerados como entulhos nas obras. Estes são classificados em diferentes categorias a fim de auxiliar as empresas na hora de saber qual é a destinação correta deles e se há materiais que podem ser reaproveitados.
Os Resíduos Classe A são aqueles que podem ser reciclados ou reutilizados na obra. Já os Resíduos Classe B consistem naqueles que são produzidos no canteiro de obras e reutilizáveis ou recicláveis para uso fora da construção. Plástico, vidro e embalagens são alguns exemplos. Os Resíduos Classe C, por sua vez, não podem ser reciclados e nem usados novamente. Por último, há os Resíduos Classe D que são considerados perigosos e devem ser descartados de maneira adequada a fim de evitar a contaminação, como tintas, óleos e solventes, além de objetos e materiais que contenham amianto, considerado nocivo à saúde.
Tendo em vista os riscos de danos ao meio ambiente e a população, a indústria deve atuar em conformidade com a legislação, em especial a Resolução nº 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que define parâmetros para a gestão de resíduos e determina a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRCC).
O PGRCC é um documento que vai nortear e publicizar todos os procedimentos que a indústria está fazendo para realizar a gestão dos resíduos que foram gerados nas obras. Vale ressaltar que a apresentação deste plano é determinante para a concessão de licenciamento ambiental e aprovação de projetos.
Você sabia que a GreenView tem expertise na construção de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil? Lembre-se que a realização de uma gestão de resíduos correta necessita de profissionais capacitados para a otimização de todos os processos da empresa, com o objetivo principal na geração de resultados e na adequação à legislação ambiental. A GreenView é uma consultoria ambiental especializada no gerenciamento adequado de resíduos sólidos.
Conseguimos dar ao seu negócio um suporte no que se refere a todo o conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável.
Entre já em contato conosco!