O que são hidrocarbonetos totais de petróleo (TPH) ?
O termo TPH do inglês “total petroleum hydrocarbons” é utilizado frequentemente para se referir a uma ampla gama de produtos químicos que compreendem os hidrocarbonetos de petróleo.
Os hidrocarbonetos de petróleo incluem óleos crus e produtos refinados e podem consistir de centenas a milhares de compostos individuais com propriedades físicas e químicas abrangentes.
Esta mistura complexa pode ser referida por uma série de nomes diferentes, como por exemplo óleo mineral, óleo de hidrocarboneto, óleo e graxa, hidrocarbonetos da gama da gasolina, do óleo diesel, do óleo de motor, e da gama de hidrocarbonetos purificáveis, entre outros.
Os dados de TPH podem ser usados para delinear o óleo no ambiente, identificação do produto, avaliação forense da fonte ou fontes de vazamento potenciais, estimativa de risco para as pessoas e o meio ambiente, seleção de opções corretivas e/ou monitoramento de conformidade.
Hidrocarbonetos totais de petróleo (TPH-Total)
Abaixo apresentamos a definição de TPH Total, contida no TPH Risk Evaluation at Petroleum-Contaminated Sites.
1) A mistura de hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos conhecida ou presumida (por exemplo, petróleo bruto, tipo de combustível, mistura de tipos de combustível) originalmente liberada para o meio ambiente, ou a mistura de hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos remanescentes após o intemperismo, para LNAPL, solo e matrizes de amostras de sedimentos.
(2) Os hidrocarbonetos dissolvidos que se dividiram da mistura de hidrocarbonetos em águas subterrâneas ou superficiais para a matriz de água.
(3) Os hidrocarbonetos volatilizados que se dividiram da mistura de hidrocarbonetos ou da fase dissolvida no vapor do solo para a matriz de ar.
O TPH é definido pelas frações da faixa de carbono do hidrocarboneto alifático e aromático cobrindo a faixa de carbono aplicável com base na mistura de hidrocarboneto original conhecida ou assumida (ou a mistura de hidrocarboneto intemperizada da mesma), ou as frações de hidrocarboneto particionadas em água ou ar.
No caso de incerteza sobre qual tipo de petróleo foi liberado para o meio ambiente, as faixas de carbono alifático e aromático devem cobrir toda a faixa potencial (por exemplo, EC5-EC35 para alifáticos e EC8-EC35 para aromáticos).
O que é TPH fracionado ?
É a partição da mistura de TPH em frações alifáticas e aromáticas, essas frações podem ser separadas por intervalos de carbono equivalentes.
A realização de análises utilizando o TPH fracionado é realizada para fins de avaliação de risco à saúde humana, pois fornece diferentes classes de compostos os quais possuem diferentes características de destino, transporte e toxicidade.
Adicionalmente fornece dados refinados, diminuindo a incerteza, sendo utilizado para solos e água, normalmente não feito para amostras de ar.
Métodos Analíticos TPH
Conforme o TPH Risk Evaluation at Petroleum-Contaminated, o método analítico TPH define o resultado; nenhum método pode ser apropriado para todos os tipos de hidrocarbonetos de petróleo.
A escolha do método pode depender do tipo de petróleo, meio analisado (resíduo, solo, sedimento, água ou ar), requisitos regulatórios, grau de intemperismo e a finalidade dos dados.
Com base nos detalhes do método usado, as concentrações de TPH podem ser obtidas como:
- Uma única concentração ou concentrações de faixa de carbono especificadas (por exemplo, faixa “diesel” ou “média”) com ou sem remoção de não hidrocarbonetos; ou
- Fracionado por classe química antes da análise (por exemplo, alifáticos versus aromáticos).
Os métodos de TPH identificados por um tipo de produto (faixa de gasolina, faixa de diesel, etc.) não identificam necessariamente a presença do produto especificado, mas apenas que parte do material medido pode cair na faixa de composição do produto nomeado.
A avaliação especializada dos resultados da análise (incluindo cromatogramas) pode ajudar na avaliação do tipo de produto.
As análises de TPH são definidas por uma combinação necessária de métodos de coleta, extração, limpeza, separação e quantificação. Cada uma das etapas de análise de TPH tem várias opções e produzirá resultados diferentes.
O que os cromatogramas podem lhe dizer?
A revisão dos cromatogramas é útil para reduzir as incertezas inerentes à análise de TPH. Embora compostos individuais frequentemente não possam ser identificados usando os métodos de GC de baixa resolução ou com detectores não seletivos devido ao grande número de isômeros, outras informações valiosas podem ser obtidas, incluindo:
- Tipo de material;
- Intemperismo;
- Presença de não hidrocarbonetos;
- Presença de solventes e outros interferentes;
- Má integração, o que pode levar a concentrações tendenciosas de TPH; e
- Presença de compostos não dissolvidos.
O perfil cromatográfico muda com o intemperismo ambiental das misturas de petróleo, mas de maneiras previsíveis. A biodegradação pode alterar a distribuição relativa dos hidrocarbonetos.
Em geral, sob condições aeróbicas, os n-alcanos são relativamente fáceis de biodegradar. Na maioria dos óleos crus e destilados médios como o diesel, os n-alcanos são as características mais predominantes.
Em geral os cromatogramas são úteis para avaliar o grau de intemperismo e monitorar o progresso da remediação. Um bom indicador de degradação anaeróbica é a perda de tolueno e o aumento relativo de etilbenzeno em relação aos xilenos sem perda significativa de voláteis.
A GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental é uma Consultoria Ambiental especializada em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Licenciamento Ambiental, entre em contato.
Fonte: Traduzido e adaptado de TPH Risk Evaluation at Petroleum-Contaminated Sites (ITRC).