Impacto ambiental

Impacto Ambiental

Impacto Ambiental

Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

  • A saúde, a segurança e o bem-estar da população;
  • As atividades sociais e econômicas;
  • A biota;
  • As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
  • A qualidade dos recursos ambientais.

Quais atividades modificam o meio ambiente ?

Atividades modificadoras do meio ambiente, tais como, estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento, ferrovias, portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos, aeroportos, oleodutos, gasodutos, minerodutos, aterros sanitários, processamento e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos, entre outros, precisam realizar o estudo de impacto ambiental e seu relatório final, denominado RIMA (Relatório de Impacto Ambiental).

O que deve conter o Estudo de Impacto Ambiental (RIMA)

O estudo de impacto ambiental, além de atender à legislação, em especial os princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, deverá seguir as seguintes diretrizes gerais:

  1. Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto;
    confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto;
  2. Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade;
  3. Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza;
  4. Considerar os planos e programas governamentais, propostos e em implantação na área de influência do projeto, e sua compatibilidade.

Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental o órgão
estadual competente, ou o IBAMA ou, quando couber, o Município, fixará as diretrizes adicionais que, pelas peculiaridades do projeto e características ambientais da área, forem julgadas necessárias, inclusive os prazos para conclusão e análise dos estudos.

Quais atividades o estudo de impacto ambiental deve desenvolver ?

Conforme a Resolução Conama Nº 001, o estudo de impacto ambiental desenvolverá conter, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:

I – Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:

a) o meio físico – o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas;

b) o meio biológico e os ecossistemas naturais – a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente;

c) o meio sócio-econômico – o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos.

II – Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através de identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a médio e longo prazos, temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinérgicas; a distribuição dos ônus e benefícios sociais.

III – Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficiência de cada uma delas.

lV – Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento (os impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parâmetros a serem considerados.

Fonte: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA.

Precisa realizar a avaliação do seu empreendimento ou atividade, entre em contato com a GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental, somos especialistas em Licenciamento Ambiental, Gerenciamento de Áreas Contaminadas, entre outras atividades relacionadas ao Meio Ambiente.

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: