Impactos Ambientais das Atividades da Mineração, quais são eles ?
Impactos ambientais das atividades de mineração, são diversos e você irá saber abaixo. A mineração envolve todos os processos, atividades e indústrias que possuem objetivos de extração de substâncias minerais. É uma prática com grande importância para a sociedade e considerada como sinônimo de desenvolvimento socioeconômico, porém os seus impactos são enormes e agressivos ao meio ambiente, a população e a economia.
Os impactos ambientais da mineração são diversos, dentre muitos deles, podemos destacar o desmatamento, erosão, alterações biológicas, degradação da paisagem, alterações hídricas, poluição atmosférica e sonora, contaminação do solo e das águas superficiais e subterrâneas.
Além desses impactos, causados pela prática da mineração, existe ainda o risco de acidentes, que piora muito o quadro, quando o assunto é meio ambiente. Foram os casos dos tristes acidentes do rompimento de barragem em Mariana/MG em 2015 e de Brumadinho/MG em 2019, cujos impactos socioambientais e econômicos são sentidos até hoje.
A realização e aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é o requisito para que empresas de mineração possam solicitar o Licenciamento Ambiental do seu projeto de mineração.
Os objetivos dos estudos de EIA/RIMA é basicamente realizar uma avaliação ampla, contemplando todos os significativos impactos ambientais das atividades da mineração e indicar as medidas mitigadoras correspondentes.
Fique ligado para mais conteúdos, sobre o meio ambiente, aqui na GreenView! Precisa realizar estudos de EIA/RIMA para o seu empreendimento ? Entre em contato.