Os impactos da mineração para o meio ambiente
Uma das atividades que mais influencia na economia dos países ao redor do mundo, a mineração é fonte de insumos para a fabricação de diversos itens utilizados no dia a dia por empresas e pessoas, como celulares, plástico, cosméticos, computadores, estruturas metálicas e aço. Entretanto, os impactos da mineração e as consequências que ela provoca para o meio ambiente podem ser graves. Conheça os principais deles e como minimizar os danos desta atividade aqui neste conteúdo da GreenView.
Como se faz a mineração?
Antes de entender os impactos da mineração, cabe uma breve explicação de como esta atividade é executada. Ela consiste na pesquisa, exploração, extração e beneficiamento de minérios do solo ou no subsolo de determinada área. O processo utiliza equipamentos pesados para perfuração, como máquinas hidráulicas, e explosivos, que são usados para retirada de um material mais pesado. Posteriormente, os minérios extraídos são transportados e passam por um processo de beneficiamento até chegar no seu destino final: as indústrias.
Há dois principais tipos de mineração ou métodos de lavra, que se referem às técnicas para extração dos minérios em si. A escolha do método leva em consideração as características do terreno, a forma, a profundidade do minério e os aspectos geológicos da região, além de questões de segurança e aspectos econômicos, sociais e ambientais.
A lavra a céu aberto é aquela que explora o minério que está em depósitos de menor profundidade, ou seja, mais próximo à superfície. Já a lavra subterrânea é feita quando o minério se encontra em depósitos mais afastados da superfície.
Um outro ponto muito importante aqui é que as mineradoras costumam usar barragens de rejeitos, que são uma espécie de construção para armazenar todos os materiais que não são aproveitados após o beneficiamento dos minérios. Infelizmente, acidentes com rompimento de barragens já aconteceram no Brasil e foram catastróficos, deixando um rastro de morte e destruição de grandes proporções, vide o que aconteceu em Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais.
Tendo em vista os impactos da mineração e as terríveis consequências que um acidente pode causar, existe uma série de normas e regulamentos que as mineradoras têm que cumprir! Alguns exemplos são o Código de Mineração e as exigências estabelecidas pela Agência Nacional de Mineração – ANM.
Maiores impactos da mineração
Entre os principais impactos da mineração para o meio ambiente estão: degradação da paisagem, desmatamento, contaminação de corpos hídricos, lençóis freáticos e do solo por elementos tóxicos, deterioração da qualidade do ar, poluição sonora, redução da biodiversidade, diminuição da disponibilidade de minerais, mortandade de peixes, redução da quantidade de minérios, entre muitos outros.
E como reduzir os impactos da mineração?
A chave para esta pergunta está na adoção de medidas efetivas por parte das mineradoras, que devem criar protocolos de emergência para casos de falhas e acidentes; descartar corretamente os resíduos tóxicos gerados pela atividade; executar somente projetos que respeitam totalmente a legislação ambiental; ter parâmetros de segurança rígidos; e sempre buscar reduzir os seus passivos ambientais.
Além disso, as mineradoras podem e devem contratar consultorias ambientais especializadas para avaliar os empreendimentos, sugerir ações eficientes e auxiliar no licenciamento, por exemplo. A GreenView está aqui para ajudar! Somos uma empresa de referência no setor de engenharia ambiental que presta serviços de consultoria ambiental, assessoria jurídica ambiental, gerenciamento de resíduos, entre muitos outros.
Clique aqui para entrar em contato com a gente e conhecer o nosso trabalho!