Inteligência Artificial: quais impactos positivos no meio ambiente?
A Inteligência Artificial não para de avançar e já proporcionou transformações em inúmeros setores, o que inclui a sustentabilidade. Você sabia que ela pode impactar positivamente diversas iniciativas ambientais? Descubra o potencial que a IA possui como aliada do meio ambiente aqui neste conteúdo da GreenView.
O que é Inteligência Artificial?
Primeiramente, vamos falar sobre o conceito de Inteligência Artificial. Ela consiste em um ramo da Ciência da Computação que permite que máquinas simulem a inteligência humana e as capacidades que nós temos, como aprender com exemplos e experiências, reconhecendo padrões e tomando ações de forma autônoma. Com a Inteligência Artificial é possível processar grandes quantidades de dados de maneira mais ágil e precisa.
Inteligência Artificial e Meio Ambiente
Divulgado em 2019, o estudo “Sizing the Price of AI” (“Medindo o preço da IA”, em português), feito pela PwC sob encomenda da Microsoft, focou no potencial da Inteligência Artificial para ajudar na redução de impactos ambientais no mundo. A pesquisa apontou que a tecnologia pode contribuir em mais de US$ 15,7 trilhões para a economia global até 2030.
Dentro deste contexto, é fundamental que as empresas passem a utilizar a Inteligência Artificial não só para aumentar a sua produtividade e otimizar os seus processos, mas também para diminuir os impactos que as suas atividades provocam ao meio ambiente.
Exemplos de como a Inteligência Artificial pode ser usada em prol da sustentabilidade
Vamos começar falando sobre como a Inteligência Artificial pode ajudar na otimização e redução do consumo energético. A instalação de sensores inteligentes permite o monitoramento em tempo real do quanto está sendo consumido, detectar anomalias e a coleta de dados que podem mostrar oportunidades de economia, por exemplo.
Com a IA também é possível reduzir o consumo de matéria-prima na medida em que toda a cadeia produtiva é monitorada. Assim, é possível ver onde há desperdícios e identificar possibilidades de fazer mais economia sem afetar a produção.
A tecnologia ainda pode ser aplicada para controlar as emissões de gases poluentes de empresas por meio de sensores inteligentes. Este tipo de solução vai além do monitoramento, a IA também consegue indicar que alternativas uma empresa pode escolher para minimizar o lançamento deste tipo de gás prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana.
A gestão de resíduos é outro ponto importante. Com sistemas que apresentam Inteligência Artificial é possível identificar os tipos de resíduos gerados, fazer previsões sobre a quantidade que será produzida e sugerir as formas ideais de gerenciamento e descarte deles, tudo tendo em vista a sustentabilidade e o sucesso do negócio.
Gostou do post Inteligência Artificial: quais os impactos positivos no meio ambiente? Quer ficar por dentro de tudo o que há de mais moderno na área de sustentabilidade e preservação dos naturais? Então, continue ligado aqui no blog da GreenView ou entre em contato conosco neste link!
Desde 2017, nós oferecemos soluções sustentáveis com foco no atendimento às legislações ambientais, redução de custos para as empresas e preservação dos recursos naturais e meio ambiente. Acreditamos que uma boa parceria começa pela compatibilidade de valores e objetivos!