Isopor e o meio ambiente

Isopor e o Meio Ambiente

Isopor

Isopor ou poliestireno expandido (EPS), é um material que apresenta diversas utilidades, como por exemplo para armazenamento e manutenção da temperatura de alimentos e bebidas, na área automobilística, eletroeletrônicos, saúde, embalagens e construção civil.

O material foi criado em 1941, por uma grande indústria química, a qual redescobriu um processo patenteado pela primeira vez pelo inventor sueco Carl Munters, e passou a realizar experimentos com diferentes métodos para produzir um novo tipo de poliestireno, surgindo dessas pesquisas o isopor.

Isopor e Meio Ambiente qual o Impacto Ambiental ?

São gerados anualmente dezenas de milhões de toneladas de poliestireno e alguns fabricantes consideram o seu tempo de decomposição no meio ambiente, como indeterminado, ou pode levar centenas de anos, causando grandes impactos ao meio ambiente.

Quando descartado incorretamente e por ser um derivado de plástico, a degradação do isopor ocorre muito lentamente, com potencial de gerar microplástico, o qual tem a capacidade de absorver composto químicos tóxicos, como por exemplo agrotóxicos, pesticidas, metais pesados, entre outros.

Muitos animais marinhos, como peixes, tartarugas, baleias, golfinhos, acabam comendo pequenos pedaços de isopor, ocorrendo intoxicação alimentar.

No período de 2002 a 2015, cerca de 316 milhões de toneladas métricas de poliestireno foram produzidas globalmente, com mais da metade descartada em um ano. E isso não inclui os muitos outros tipos de plásticos que são jogados fora – um valor estimado de 302 milhões de toneladas só em 2015.

Adicionalmente ao enorme problema de lixo que afeta particularmente os oceanos, onde os materiais se acumulam, e a vida marinha, onde os animais consome os pedaços de isopor flutuantes.

A cidade de Nova York, Los Angeles, Washington, D.C. e muitos outros municípios dos Estados Unidos, por exemplo proibiram os recipientes de poliestireno de uso único.

Fonte adaptado: Science History Institute.

O isopor é reciclável ?

O isopor não é um produto biodegradável, porém, pode ser 100% reciclado pós consumo. A sua reciclagem pode ser energética, mecânica ou química.

Precisa saber mais sobre o isopor e meio ambiente e possíveis impactos que ele pode causar? Entre em contato com a GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental Ltda., nós podemos te ajudar.

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: