Licenciamento Ambiental para Microcervejarias

Licenciamento Ambiental para Microcervejarias

Licenciamento Ambiental para Microcervejarias. Preciso realizar ? Como realizar ?

As Microcervejarias são definidas geralmente como pequenas fábricas capazes de produzir até 200 mil litros de cerveja por mês, para consumo no local, ou envasamento para consumo em outros ambientes.

Ressalta-se da necessidade para avaliação referente as definições específicas, quando existentes,  para cada Estado Brasileiro, onde podemos citar o exemplo de Mato Grosso, onde a Lei nº 11.081/2020 define como Microcervejaria a pessoa jurídica produtora de cerveja e chope artesanais, com sede no Estado de Mato Grosso, e cuja produção anual não seja superior a 4.000.000 L  (quatro milhões de litros), considerando todos os seus estabelecimentos, inclusive aqueles pertencentes a coligadas ou controladoras.

Em nosso artigo: O que é Licenciamento Ambiental ? Você pode saber um pouco mais sobre o Licenciamento Ambiental, quais atividades precisam realizar, as multas aplicadas, etc.

No Município de São Paulo a fabricação de cervejas é uma atividade passível de Licenciamento Ambiental, sendo realizada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

A fabricação de cervejas, chopes e malte precisam realizar o seu Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e/ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP) junto ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Anualmente também deve ser apresentado ao IBAMA o Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais – RAPP.

Resumidamente, outros pontos importantes a serem avaliados além do Licenciamento Ambiental, são:

  • Aprovação da planta do imóvel junto a Prefeitura,
  • Verificação do Plano Diretor Urbano (PDU), que determina o tipo de atividade que pode funcionar no endereço;
  • As atividades a serem desenvolvidas no local respeitam a Lei de Zoneamento do Município?;
  • Verificação da legislação local e do Corpo de Bombeiros;
  • Verificação e atendimento à legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);
  • Verificação e atendimento as normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), entre outros.

Tem dúvidas se precisa realizar o Licenciamento Ambiental do seu empreendimento ou atividade ?

A GreenView é uma Consultoria Ambiental altamente capacitada para realizar todo o processo de Licenciamento Ambiental do seu empreendimento, também realizamos o seu Cadastro Técnico Federal (CTF/APP) e elaboração do Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais junto ao IBAMA, entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: