Modelo Conceitual no Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Modelo Conceitual no Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Modelo Conceitual no Gerenciamento de Áreas Contaminadas

O Modelo Conceitual da Área (MCA) no processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas é definido conforme a Decisão de Diretoria nº 038/2017/C da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, como:

O relato escrito, acompanhado de representação gráfica, dos processos associados ao transporte das substâncias químicas de interesse (SQIs) na área investigada, desde as fontes potenciais, primárias e secundárias de contaminação, até os potenciais ou efetivos receptores.

O MCA deve conter a identificação das SQIs, das fontes de contaminação, dos mecanismos de liberação das substâncias, dos meios pelos quais as substâncias serão transportadas, dos receptores e das vias de ingresso das substâncias nos receptores.

No estudo de Avaliação Preliminar é elaborado o Modelo Conceitual Inicial da Área – MCA 1, podendo ser classificado como A, B ou C, em função da qualidade e relevância das informações obtidas.

Você sabe como é realizada a classificação da área ?

A classificação do Modelo Conceitual da Área (MCA) se aplicada da seguinte forma:

MCA 1A: se aplica à situação em que foi possível identificar todas as áreas fonte existentes (atuais e pretéritas) e obter dados e informações adequadas e completas para cada uma delas, permitindo a elaboração de um Modelo Conceitual que possibilita identificá-las e localizá-las, e nelas localizar: as fontes potenciais de contaminação (ou até mesmo fontes primárias de contaminação); as substâncias químicas de interesse associadas a cada uma dessas fontes; as características dos materiais presentes em subsuperfície (aterro, solo, sedimento, rocha); o uso e ocupação do solo na região onde a área se insere;

MCA 1B: se aplica à situação em que foram determinadas incertezas quanto à identificação, caracterização e localização de áreas fonte e/ou das fontes potenciais de contaminação associadas a essas áreas fonte; e

MCA 1C: se aplica à situação em que não há informações sobre a localização e características das áreas fonte.

Fonte: DECISÃO DE DIRETORIA Nº 038/2017/C, DE 07 FEVEREIRO DE 2017.

O MCA da área de interesse em estudo deve ser atualizado constantemente, de forma a melhorar e refinar o entendimento de todos os fatores que influência a área e diminuir incertezas.

A GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental realizada todos os estudos relacionados as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Você possui alguma dúvida ? Precisa de uma avaliação de sua área ? Entre em contato.

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: