O que é Compliance Ambiental?

O que é Compliance Ambiental?

As empresas possuem um papel fundamental quando o assunto é sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas. É urgente que as organizações, independente de porte e segmento, revejam os seus processos produtivos e adotem medidas para que o negócio não impacte negativamente o meio ambiente. Dentro desse contexto, o Compliance Ambiental ganha espaço. Entenda em que consiste o programa nesse conteúdo da GreenView.

O Compliance Ambiental é um conjunto abrangente de práticas e processos que visam garantir a conformidade e o comprometimento da empresa no que diz respeito à legislação ambiental. O programa institui uma série de mecanismos de controle interno e externo das práticas adotadas pela organização. Ou seja, o Compliance Ambiental vai muito além dos valores, ele se relaciona com a estruturação da governança da empresa, dentro do planejamento estratégico.

Um programa de Compliance Ambiental eficiente deve ser pautado em algumas diretrizes importantes. As atividades da empresa devem ser executadas tendo em vista a prevenção e a redução de riscos ambientais, que podem ser de caráter ocupacional (acidentes), jurídico (ações judiciais e multas), comercial (comprometimento com a sustentabilidade), de imagem e financeiro (prejuízos e restrição ao crédito).

Além disso, é primordial que as organizações estudem e analisem que danos podem ser causados ao meio ambiente em razão das atividades realizadas pela empresa. O programa de Compliance Ambiental ainda precisa estabelecer o que acontecerá em casos de não conformidade, as responsabilidades de cada um e controles internos para garantir que as normas serão cumpridas por todos.

Cabe ressaltar que um bom programa de Compliance Ambiental deve contemplar mecanismos e canais que possibilitem a realização de auditorias internas e externas, além de eventuais denúncias de irregularidades.

O Compliance Ambiental na prática

Um dos pilares de um programa de Compliance é a questão do respeito à legislação, mas a estrutura dele deve contemplar outros pontos importantes. Implementar e fortalecer uma cultura corporativa que vise reduzir os impactos negativos ao meio ambiente é um deles. Todos que atuam na empresa, independente de nível hierárquico, devem estar com o mesmo propósito.

Separar resíduos e investir em reciclagem também é chave em um programa de Compliance Ambiental. Ele ainda deve contar com outras diretrizes como: a priorização de materiais que causam menos impacto aos ecossistemas, diminuir a pegada de carbono, racionalizar o consumo de recursos naturais e energia, etc.

Vantagens proporcionadas

A empresa que investe na criação e execução de um programa de Compliance Ambiental consegue ter acesso a uma série de benefícios. Entre os principais exemplos estão: o fortalecimento da imagem da empresa perante o consumidor; aumento da credibilidade; maior capacidade de atração de investimentos; mitigação de riscos na operação; redução de custos; cumprimento dos requisitos legais e normas técnicas; melhor gerenciamento de programas de controles internos; diminuição de fraudes; entre outros.

Quer começar hoje mesmo o Mapeamento de Riscos de Compliance e implementar um programa de Compliance Ambiental dentro da sua empresa?

Para isso você vai precisar da ajuda de profissionais especializados como os que atuam na GreenView!

Aqui nós oferecemos soluções sustentáveis com foco no atendimento às legislações ambientais, redução de custos para as empresas e preservação dos recursos naturais e meio ambiente. Entre já em contato conosco! Saiba mais um pouco Compliance em um post complementar da GreenView.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: