O que é Crédito Rural e quem pode pedir?
Um dos principais instrumentos existentes para fomentar as atividades agrícolas e pecuárias no país é o Crédito Rural. Esta é uma linha de crédito especial que desempenha um papel fundamental para o setor que representa boa parte do PIB nacional e se destaca quando o assunto é geração de empregos. Entenda o que é o Crédito Rural, como ele funciona e quem pode solicitar aqui nesse conteúdo da GreenView.
O que é o Crédito Rural?
O Crédito Rural nada mais é do que uma linha de crédito oferecida por instituições financeiras aos produtores rurais, cooperativas e associações de produtores a fim de custear a safra dos produtores rurais, a expansão da produção, processamento, comercialização e distribuição. Dessa maneira, os processos são aprimorados e os atores do campo ganham mais vantagens competitivas.
O Crédito Rural pode ser subsidiado pelo governo, que possui recursos controlados pelo governo federal, bem como recebe subsídios por meio de juros equalizados para determinados produtos. Ele ainda pode ser subsidiado pela iniciativa privada, que capta recursos próprios. Geralmente, o Crédito Rural apresenta taxas de juros menores do que a dos concedidos para outras atividades econômicas, melhores condições em relação a juros, prazos e carência.
Modalidades de Crédito Rural
Há quatro tipos de Crédito Rural: o crédito para custeio, o crédito para investimentos, o crédito de industrialização e o crédito para comercialização. O primeiro deve ser utilizado somente para arcar com os custos de toda a produção, o que abrange as despesas do plantio até a colheita. Os recursos podem ser aplicados na compra de sementes, insumos, defensivos agrícolas e para o armazenamento da massa colhida, por exemplo.
Já o crédito para investimento deve, obrigatoriamente, ser usado para promover melhorias na propriedade por meio da compra de bens duráveis. Os recursos podem ser utilizados para aquisição de equipamentos de plantio, maquinários, reformas, construções, etc.
Como o próprio nome já diz, o crédito de industrialização disponibiliza recursos para que produtores e cooperativas financiem seus processos de industrialização ou para beneficiamento de produtos agropecuários. A verba pode ser usada para pasteurização, secagem e refrigeração, por exemplo.
Por último, há o crédito para comercialização. Ele tem como objetivo pagar as despesas com a venda dos produtos. Ou seja, esse tipo de crédito pode financiar estocagem, desconto de duplicata rural (DR), construção de benfeitorias de armazenagem da produção e até mesmo um adiantamento de valores ao produtor.
Quem pode solicitar o Crédito Rural?
Cooperativas, agroindústrias, associações, produtores e trabalhadores que exerçam a atividade agropecuária podem solicitar o Crédito Rural. Mas ele é concedido de acordo com algumas categorias. Os produtores de pequeno porte, aqueles que obtiveram renda bruta familiar de até R$ 500 mil no último ano de produção, devem recorrer ao Pronaf. Já os médios produtores, que recebem até R$ 2,4 milhões por ano, devem optar pelo Pronamp.
Há ainda outras linhas de crédito voltadas aos demais produtores. Elas atendem propriedades de grande porte.
E como funciona o Crédito Rural?
O primeiro passo para quem deseja solicitar o Crédito Rural é buscar uma instituição financeira, que pode ser pública ou privada. Depois, o produtor vai escolher a modalidade de crédito mais adequada para o seu negócio e verificar quais documentos são necessários para contratar o crédito. Entre os principais estão o certificado de cadastro de imóvel rural, outorga de água, imposto territorial, Declaração de Aptidão do produtor, Declaração ambiental, etc.
Depois, vem a fase de negociação das garantias. As instituições financeiras costumam pedir garantias, como penhor e hipoteca, para fazer concessão de Crédito Rural e assegurar que o valor emprestado será pago.
Quer saber mais sobre Crédito Rural e contar com uma assessoria especializada para financiar o seu negócio? Entre já em contato com a GreenView, temos uma equipe pronta para te atender! Clique aqui e fale conosco.