O que é Greenwashing e como evitar esta prática?
A sustentabilidade se tornou uma pauta urgente e uma preocupação para muitos consumidores. Eles passaram a dar preferência para produtos e serviços prestados por empresas que também compartilham dessa visão de mundo e estão em alerta com as mudanças climáticas. Dentro desse contexto, as organizações passaram a adotar diversas técnicas de marketing para transmitir essa imagem para o seu público alvo. Entretanto, nem sempre esse rótulo de empresa eco-friendly corresponde à realidade. Saiba o que é greenwashing e como evitar essa prática nesse conteúdo da GreenView.
O que é greenwashing?
Você já ouviu falar em greenwashing? Esse é um termo em inglês que quando traduzido para o português significa lavagem verde. O conceito foi cunhado para caracterizar empresas que querem mostrar para o público que defendem o meio ambiente, são sustentáveis e investem em ações nesse sentido para que seus negócios sejam “limpos”. No entanto, a realidade é outra e tudo não passa de uma propaganda enganosa para atrair clientes. Na verdade, essas organizações não colaboram para mitigar os impactos ambientais e, às vezes, fazem até o contrário do que pregam.
O greenwashing pode ser praticado por empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais (ONGs), governos ou políticos.
Agora que você já sabe o que é greenwashing é hora de saber como as empresas costumam fazer isso. Há organizações que divulgam que possuem certificações ambientais, mas elas não são comprovadas. Elas também podem usar informações falsas que dão a entender que praticam ações sustentáveis e ocultar características nocivas de seus produtos e/ou serviços. As empresas também podem utilizar dados incorretos, contraditórios e que não possuam referência ou prova de sua veracidade. Além disso, as companhias podem dizer que um produto é ecológico porque trocou algo nocivo de sua composição, mas não levam em consideração os impactos negativos de produção. Há exemplos de negócios que até usam rótulos falsos!
Por que evitar o greenwashing?
Só de ler a definição sobre o que é greenwashing, você já deve estar pensando que ela é uma péssima prática. Portanto, as empresas devem evitá-las a fim de não acumular prejuízos. Um dos principais problemas que pode ocorrer é a tornar negativa a imagem da organização perante o mercado e seus clientes. Essa mancha na reputação pode ser difícil de reverter.
As empresas que praticam o greenwashing também podem ser penalizadas com sanções e multas. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) tem algumas regras definidas para tentar coibir esse tipo de propaganda enganosa. Segundo um código da entidade, a publicidade que as ações sustentáveis divulgadas pela empresa devem ser verdadeiras, comprováveis e sem conceitos vagos.
Quer tornar o seu negócio efetivamente mais sustentável por meio de ações eficientes? Entre em contato com a GreenView! Somos referência na oferta de soluções sustentáveis com foco no atendimento às legislações ambientais, redução de custos para as empresas e preservação dos recursos naturais e meio ambiente.