O que é Marketing Verde?
Cada vez mais é possível observar consumidores que estão preocupados com a pauta ambiental. Eles são um público que cresce ao longo do tempo em razão dos efeitos das mudanças climáticas e dos constantes alarmes que os cientistas vêm fazendo. E é dentro desse contexto que as empresas aderiram ao Marketing Verde. Descubra em que consiste esta estratégia e como ela beneficia os negócios aqui nesse conteúdo da GreenView.
O Marketing Verde nada mais é do que uma uma série de ações de divulgação que as empresas fazem para mostrar como os seus negócios são sustentáveis e beneficiam o meio ambiente. Elas costumam mostrar que seus produtos possuem selos de certificações ambientais, que os seus modelos produtivos respeitam os mais diversos ecossistemas ou que o seu operacional atua de maneira sustentável no dia a dia, por exemplo.
Com certeza você já ouviu as expressões “serviço verde”, “eco-friendly”, “produto 100% natural”, “produtos amigos do meio ambiente”. Tudo isso se encaixa nas estratégias de Marketing Verde.
Os pilares do Marketing Verde
As estratégias de Marketing Verde realizadas pelas empresas devem estar baseadas em quatro pilares principais. Elas precisam ser:
- Socialmente justas: isso significa que a ética vem antes de tudo e que é necessário respeito ao próximo, além de solidariedade;
- Economicamente viáveis: essa aqui é a base do desenvolvimento sustentável, buscar o crescimento econômico sem prejudicar a natureza;
- Culturalmente diversas: ou seja, as empresas devem empreender ações efetivas que valorizem a diversidade no ambiente de trabalho e a igualdade;
- Ecologicamente corretas: este é um pilar fundamental. As organizações precisam ser verdadeiras quanto ao que divulgam a respeito do negócio, quando dizem que são sustentáveis devem agir como tal. Isso significa que as empresas não podem causar malefícios ao meio ambiente e suas ações devem prezar pela preservação dos recursos naturais.
Como o Marketing Verde ajuda as empresas?
Agora que você já sabe o que é Marketing Verde, é hora de descobrir como ele proporciona benefícios para as empresas. A primeira vantagem é que esse tipo de conduta respeitosa em relação ao meio ambiente torna o negócio mais competitivo. Isso porque a marca se destaca no mercado perante o consumidor e obtém mais credibilidade junto aos governos, organizações internacionais e investidores.
A empresa que adere ao Marketing Verde também consegue reduzir custos. Pois, ela vai adotar diversas medidas que demandam o consumo mais racional de recursos naturais e a eliminação do desperdício. As organizações podem ter sistemas de reuso de água, reduzir o uso de produtos descartáveis, utilização de energia renovável, entre outros exemplos.
A melhora da imagem da marca perante o seu público alvo é outro benefício trazido pelo Marketing Verde. É claro que os consumidores preferem adquirir produtos e/ou contratar serviços de empresas que estão associadas somente a valores positivos e à sustentabilidade.
Que tal começar a transformação do seu negócio agora mesmo e torná-lo mais sustentável? Basta entrar em contato com a GreenView! Nós ajudamos a sua empresa a conciliar o tudo o que é mais importante: crescimento econômico, redução de custos e a conservação do meio ambiente. Auxiliamos tanto organizações como grandes ou pequenas empresas, a realizarem as suas atividades em conformidade com a legislação ambiental. Não perca tempo e fale conosco!