O que é Selo Verde?
Com cidadãos mais conscientes da importância da preservação do meio ambiente, o perfil de consumo deles também mudou. Atualmente, é cada vez mais normal conhecer pessoas que preferem consumir produtos e contratar serviços de empresas sustentáveis. E como estes negócios devem fazer para mostrar ao seu público alvo que elas são ecologicamente corretas? Leia este conteúdo da GreenView e saiba o que é Selo Verde.
Criado com o objetivo de mostrar que determinado produto é sustentável, o Selo Verde consiste em um tipo de certificação para produtos, serviços e empresas que funciona como uma espécie de atestado para o consumidor. Ele mostra que estas organizações possuem um processo de produção que gera impactos ambientais menores e são socialmente responsáveis.
Tipos de Selo Verde
Agora que você já sabe o que é Selo Verde, é hora de descobrir os diferentes tipos existentes e ver qual se adequa mais ao seu negócio. A Organização Internacional de Normalização (ISO) estabeleceu normas e criou um sistema internacional confiável de orientações. Foi concebida uma série chamada ISO 14000, em que seus certificados declaram a responsabilidade ambiental da empresa. A classificação da ISO indica três tipos:
Tipo I: este é concedido por uma outra entidade tendo como base a análise de múltiplos critérios e informações técnicas. A certificação atesta que o produto ou serviço é ambientalmente seguro;
Tipo II: são autodeclarações ambientais informativas dadas pela própria empresa a respeito do seu produto. A ISO 14021 tem todas as diretrizes, definições e utilização de termos das Autodeclarações ambientais. Ainda são definidos métodos para comprovação das declarações dadas pela empresa a fim de evitar o greenwashing. Alguns exemplos que podemos ver nos rótulos são: “Produto Natural”, “Reutilizável”, “Não Poluente” e “Reciclável”;
Tipo III: o selo ambiental só é concedido após avaliação de todo ciclo de vida do produto. Por isso, o estudo para concedê-lo é mais complexo.
Benefícios proporcionados pelo Selo Verde
As empresas que obedecem todos os critérios e obtêm o Selo Verde conseguem uma série de vantagens. A lista é grande e contempla: a redução de custos, a diminuição do desperdício, o ganho de competitividade, o uso mais racional de água e energia elétrica, maior credibilidade no mercado, aprimoramento da imagem perante os consumidores e melhor relacionamento interno são alguns exemplos.
Quer garantir um Selo Verde para o seu negócio e não sabe por onde começar? A GreenView te ajuda com uma consultoria totalmente personalizada que vai promover a transformação que a sua empresa necessita para se tornar mais sustentável! Clique aqui para falar conosco já e conhecer todos os serviços que oferecemos!
Desde 2017, somos soluções sustentáveis com foco no atendimento às legislações ambientais, redução de custos para as empresas e preservação dos recursos naturais e meio ambiente.