O que são Indicadores ESG?

O que são Indicadores ESG?

Atualmente, tanto os mercados como os consumidores têm privilegiado empresas mais sustentáveis. Dentro deste contexto, as organizações passaram a adotar critérios para padronizar os seus negócios tendo em vista uma conduta ecologicamente correta e os indicadores ESG aparecem como um poderoso aliado. Saiba mais sobre eles aqui neste conteúdo da GreenView.

Primeiramente, vamos falar sobre o surgimento do conceito de indicadores ESG. A sigla significa Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança empresarial) e apareceu pela primeira vez em 2004. Ela constou em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulado “Who Cares Wins”. Este documento foi concebido para estabelecer diretrizes para tornar as empresas socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e gerenciadas de forma correta.

Agora vamos falar de cada letra da sigla dos indicadores ESG:

Environmental (Ambiental)

Este critério se relaciona diretamente às medidas que a empresa adota em prol da preservação dos recursos naturais no ambiente corporativo. Aqui estamos falando de ações diversas, como uso racional de água e energia, escolha de equipamentos menos poluentes, ter sistemas de gerenciamento de resíduos, praticar o reflorestamento e reciclagem, etc.

Social

Este pilar está relacionado à questão como a empresa atua em relação ao meio social em que está inserida. Isso abrange aspectos de como interage com os seus colaboradores, consumidores e a comunidade como um todo. Aqui podemos citar medidas que promovam o engajamento dos funcionários, a oferta de programas de treinamento e qualificação das equipes, o atendimento ao consumidor, parcerias com projetos diversos, respeito às leis trabalhistas e o monitoramento de cadeia de fornecedores, por exemplo.

Governance (Governança)

Aqui estamos falando das políticas empresariais e de governança que as empresas adotam e envolvem pontos fundamentais para o negócio: gestão de riscos, transparência fiscal, conduta corporativa, disponibilização de canais de denúncia, política de combate à corrupção, a existência de um comitê de ética, entre outros.

Ou seja, os indicadores ESG são aqueles que vão mensurar a performance de uma empresa e mostrar se elas realmente são sustentáveis para o mercado, parceiros e consumidores.

Vantagens que os indicadores ESG proporcionam

A empresa que implementa e monitora os resultados de práticas de responsabilidade socioambiental e ética corporativa conseguem obter uma série de benefícios para os negócios. O principal deles é o melhor desempenho financeiro. Pois, as organizações conseguem reduzir perdas e desperdícios, aprimorar a imagem da marca e aumentar o engajamento dos colaboradores.

As organizações que monitoram indicadores ESG ainda atraem novos talentos porque os profissionais veem vantagens em trabalhar na empresa. A competitividade também aumenta porque os consumidores passaram a dar mais relevância para organizações que geram impactos positivos para a sociedade.

Quer implementar os indicadores ESG na sua empresa de maneira efetiva para auferir todos estes benefícios? A GreenView tem a solução ideal para o seu negócio! Clique aqui e entre já em contato conosco para conhecer os nossos serviços!

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: