O que são PFAS?
As substâncias per- e polifluoroalquil (PFAS) são um grupo de produtos químicos artificiais – chamados de contaminantes emergentes – que inclui PFOA, PFOS, GenX e muitos outros produtos químicos. Essas substâncias foram fabricadas e utilizadas em uma variedade de indústrias mundialmente, inclusive nos EUA desde a década de 1940. Os produtos químicos PFOA e PFOS foram os mais extensivamente produzidos e estudados. Ambos os produtos químicos são muito persistentes no ambiente e no corpo humano, ou seja, que eles não se decompõem facilmente e podem bioacumular-se por um longo período de tempo. Há evidências de que a exposição ao PFAS pode levar a efeitos adversos à saúde humana.
Onde geralmente são encontrados:
Alimentos embalados em materiais contendo PFAS, processados com equipamentos ou cultivados em solo ou água contaminados por PFAS.
Produtos domésticos comerciais, incluindo tecidos repelentes a manchas/água, produtos antiaderentes (ex Teflon), polidores, ceras, tintas, produtos de limpeza e espumas de combate a incêndios (uma importante fonte de contaminação de solos e águas subterrâneas em aeroportos, indústrias, empresas de energia e bases militares onde treinamento de combate a incêndios ocorre).
Local de trabalho, incluindo instalações ou indústrias de fabricação (ex. cromeação, fabricação de eletrônicos ou recuperação de óleo) que podem usar PFAS.
Água potável, normalmente localizada e associada a uma instalação específica (ex. fabricante, aterro, estação de tratamento de águas residuais, instalação de treinamento combate a incêndios).
Organismos vivos, incluindo peixes, animais e humanos, onde o PFAS tem a capacidade de se bioacumular ao longo do tempo.
Que saber mais sobre PFAS ou precisa executar uma amostragem ambiental e análise? Entre em contato com a GreenView, uma consultoria ambiental em São Paulo/SP. Temos toda a expertise necessária para auxiliá-lo!