Onde descartar o lixo eletrônico?
O Brasil é um dos países que mais produz lixo eletrônico no mundo, um tipo de material que é extremamente poluente. Mas será que a população sabe onde descartar o lixo eletrônico? Descubra quais são os lugares ideais para fazer o seu descarte e como o lixo eletrônico pode ser prejudicial para o meio ambiente aqui nesse conteúdo da GreenView.
O que é o lixo eletrônico?
Antes de saber onde descartar o lixo eletrônico, é necessário conceituá-lo. O termo é usado para designar todo o resíduo material advindo do descarte de equipamentos eletrônicos diversos, como fones de ouvido, celulares, computadores, tablets, pilhas, TVs, câmeras fotográficas, baterias, impressoras, eletrodomésticos, entre outros.
Como a tecnologia não para de evoluir e sempre estamos em busca de equipamentos mais modernos, a população acaba descartando uma enorme quantidade de aparelhos eletrônicos anualmente. De acordo com uma matéria publicada pela Isto É Dinheiro em 13/01/2021, o Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no planeta.
Por que o lixo eletrônico é tão prejudicial para o meio ambiente?
O lixo eletrônico é extremamente nocivo para a natureza porque a estrutura desses equipamentos possuem componentes tóxicos. Caso eles sejam descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem contaminar o solo e lençol freático. Assim, tanto a fauna, a flora e a saúde humana podem ser afetados negativamente. Além disso, a presença do lixo eletrônico reduz a vida dos aterros sanitários.
Entre as principais substâncias tóxicas encontradas no lixo eletrônico estão: alumínio, arsênio, antimônio, cádmio, chumbo, cobalto, cobre, estanho, cromo, ferro, lítio, mercúrio, prata, zinco, berílio, etc. E todas elas são altamente cancerígenas e podem causar intoxicação aguda.
Onde descartar o lixo eletrônico e a legislação ambiental
Segundo a legislação ambiental vigente, tanto os produtores como os consumidores finais são responsáveis pelo descarte correto de resíduos sólidos, o que inclui o lixo eletrônico. A regra consta na Lei nº 12.305/10 – Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Além disso, o Artigo 33 da norma estabelece que o fabricante deve fazer a logística reversa dos eletroeletrônicos que comercializa. Isso significa que ele tem a responsabilidade de recolher os equipamentos e fazer o descarte ideal.
Cabe ressaltar que o cidadão que fizer o descarte incorreto do lixo eletrônico também pode ser multado. Por isso, a população deve entrar em contato com a empresa que fabricou o dispositivo que deseja descartar. Muitas operadoras de telefonia, por exemplo, disponibilizam pontos de coleta de lixo eletrônico. Há ainda cooperativas especializadas que prestam o serviço.
Tem alguma dúvida sobre onde descartar o lixo eletrônico ou como sua empresa pode lidar com ele sem desrespeitar a legislação ambiental? Fale com a GreenView! Temos uma equipe de especialistas à disposição para tornar o seu negócio mais sustentável. Clique aqui para entrar em contato conosco!