Plano de Intervenção: ações decorrentes da execução

Plano de Intervenção: ações decorrentes da execução

Muitas empresas têm processos produtivos que podem contaminar o solo ou a água de uma área, por exemplo, afetando o meio ambiente e a saúde das pessoas que moram próximas. E a principal forma de reverter todo este quadro é por meio de um Plano de Intervenção. Saiba o que é este instrumento e que ações ele exige que os empreendimentos realizem aqui neste conteúdo da GreenView.

Plano de Intervenção: ações decorrentes da execução

O que é um Plano de Intervenção?

Plano de Intervenção consiste em um documento que apresenta e discute detalhadamente as medidas de intervenção a serem adotadas durante uma etapa específica do processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC) a fim de reabilitar a área em questão.

Ações previstas em um Plano de Intervenção

De acordo com a Decisão de Diretoria Nº 038/2017/C da CETESB, os responsáveis legais pelas áreas classificadas como Área Contaminada com Risco Confirmado (ACRi), com base no que determina no artigo 44 do Decreto nº 59.263/2013, deverão desenvolver o Plano de Intervenção e desenvolver as seguintes ações:

  • Definição dos objetivos:
    Como o próprio nome já diz, esta fase diz respeito à definição de metas do Plano e o que deve ser considerado para que os objetivos sejam alcançados;
  • Definição das medidas de intervenção a serem adotadas:
    Aqui são definidas as ações que serão feitas para reabilitar uma área. Estas medidas podem ser de remediação, de engenharia, emergenciais ou até de controle institucional, que podem ser propostas em conjunto ou não;
  • Seleção das técnicas:
    É neste momento que são definidas as técnicas de remediação que serão utilizadas para cada medida de intervenção. Alguns exemplos são: sistemas de extração multifásica, oxidação/redução química in situ, pump and treat, air sparging, soil vapor extraction e soil flushing. A escolha do método mais adequado vai depender de alguns pontos, como custo, consequências da aplicação, histórico de utilização da técnica para casos similares, tempo necessário para atingir as metas e a disponibilidade da técnica;
  • Descrição do Plano de Intervenção:
    É nesta fase que são reunidas todas as informações coletadas nas etapas anteriores em um documento bem detalhado, que será entregue ao órgão ambiental competente.

Viu como o Plano de Intervenção é um documento complexo e que exige a atuação de uma equipe especializada tanto nas técnicas que serão utilizadas como na legislação que regem todos os procedimentos que devem ser feitos? A GreenView possui um corpo técnico composto por profissionais habilitados e capacitados para atuar em todas as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas!

Entre em contato conosco! Desde 2017, somos soluções sustentáveis com foco no atendimento às legislações ambientais, redução de custos para as empresas e preservação dos recursos naturais e meio ambiente.

Gostou do conteúdo Plano de Intervenção: ações decorrentes da execução? Quer saber mais informações relacionadas ao tema Engenharia Ambiental? Entre em nosso blog e fique por dentro de diversas notícias e informações técnicas sempre atualizadas.

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: