Poluição do Solo, você sabe como ela nos afeta?
De acordo a FAO da ONU, “poluição do solo” refere-se à presença produto químico/substância fora do lugar e/ou concentração acima do normal que tenha efeitos adversos sobre qualquer organismo não-alvo.
Embora a maioria dos poluentes possuam origens antropogênicas, alguns contaminantes podem ocorrer naturalmente nos solos, componentes de minerais e podem ser tóxicos em altas concentrações.
As principais fontes antropogênicas de poluição do solo são produtos químicos usados/produzidos como subprodutos de atividades industriais, domésticas, pecuária e resíduos municipais (incluindo esgoto), agroquímicos e derivados de petróleo.
Esses químicos são liberados para o meio ambiente acidentalmente, por exemplo, a partir de derramamentos de óleo ou lixiviação de aterros, ou intencionalmente, como é o caso com o uso de fertilizantes e pesticidas, irrigação com águas residuais não tratadas ou aplicação de lodo de esgoto.
Novas preocupações estão sendo levantadas sobre poluentes emergentes como produtos farmacêuticos, desreguladores endócrinos, hormônios, toxinas, PFAS, e poluentes biológicos, que incluem bactérias e vírus.
Resultados de pesquisas científicas demonstram que a poluição do solo afeta diretamente à saúde humana, cujos riscos surgem da contaminação por elementos como arsênio, chumbo e cádmio, produtos químicos orgânicos, como combustíveis, PCBs (bifenilas policloradas), PAHs (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos) e produtos farmacêuticos, como antibióticos.
Comprou ou vai comprar um imóvel, e precisa saber se o solo está contaminado? Precisa de informações de como proceder corretamente? Atendendo as legislações aplicáveis e o Gerenciamento de Áreas Contaminadas ?
A GreenView é uma Consultoria Ambiental que pode te auxiliar. Entre em contato conosco, podemos lhe ajudar.