Poluição Sonora, você sabe como ela nos afeta?
A definição tradicional de ruído é “som indesejado ou perturbador”. O som se torna indesejado quando interfere em atividades normais, como dormir, conversar, quando interrompe ou diminui a qualidade de vida das pessoas.
O fato de não poder ver, provar ou cheirar pode ajudar a explicar por que não recebeu tanta atenção quanto outros tipos de poluição, como a poluição do ar, do solo ou das águas.
A poluição sonora afeta negativamente a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Resultados de estudos têm mostrado que existem ligações diretas entre o ruído e a saúde humana.
Os problemas relacionados ao ruído incluem doenças relacionadas ao estresse, pressão alta, interferência na fala, perda auditiva, interrupção do sono e perda de produtividade.
A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é o efeito de saúde mais comum e frequentemente discutido, mas a pesquisa mostrou que a exposição a níveis constantes ou altos de ruído pode causar inúmeros efeitos adversos à saúde.
Uma forma de avaliar os níveis de ruído em áreas habitadas é por meio de um Laudo de Ruído Ambiental que deve ser feito conforme a norma “ABNT NBR 10151 Acústica — Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas — Aplicação de uso geral”.
Resumidamente o Laudo de Ruído Ambiental, avalia fatores sonoros, como por exemplo a duração do ruído, o seu pico máximo e sua característica espectral.
Precisa realizar um Laudo de Ruído Ambiental para o seu empreendimento ?
Entre em contato com a GreenView. Somos uma empresa de Consultoria Ambiental e temos as solução ideal para atender a sua empresa e ou empreendimento da melhor forma.