Quais as consequências da crise hídrica no Brasil?
A água é um recurso essencial para a sobrevivência humana e para o funcionamento de todos os setores produtivos no país. Por isso, falar de crise hídrica no Brasil é tão importante e urgente. Conheça as suas principais causas e os impactos ambientais que ela provoca aqui nesse conteúdo da GreenView.
No ano de 2021 aconteceu a pior crise hídrica no Brasil em mais de 90 anos. De acordo com informações de uma reportagem da CNN Brasil, os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste ficaram com apenas 23,01% da sua capacidade devido à falta de chuvas na época. Com isso, vieram os efeitos colaterais: uma crise energética, aumento da inflação e acionamento das usinas termelétricas. Cabe ressaltar que cerca de 65,2% da energia elétrica do país é gerada por hidrelétricas. Por isso, quando os reservatórios estão com níveis baixos de água é necessário acionar as usinas termelétricas, que geram energia por meio da queima de carvão, óleo e gás natural. Além de poluírem mais, elas são mais caras.
Crise hídrica no Brasil: por que falta água?
A crise hídrica no Brasil foi causada por diversos fatores. Entre os principais estão: o alto consumo de água, em razão do aumento populacional e do crescimento das cidades; o desperdício de água; a diminuição das chuvas; falta de investimento em novas fontes de energia; o desmatamento na Amazônia; a ocorrência de fenômenos naturais como a La Niña e o El Niño; o aquecimento global, um elevado índice de consumo e desperdício de água na indústria e no setor agrícola.
No entanto, mesmo com toda a gravidade da última crise hídrica no Brasil, o país registrou uma perda de 40% da sua água tratada. É como se 61,7 milhões de casas conectadas ao sistema em todo o país perdessem 343 litros de água para vazamentos.
Impactos ambientais da crise hídrica no Brasil
Com toda a importância que a água possui, é claro que a crise hídrica no Brasil provoca uma série de impactos ambientais graves. A principal matriz elétrica do país hoje é a hidrelétrica. Por isso, quando os reservatórios estão com níveis baixos, as hidrelétricas baixam a produção e as usinas termelétricas são acionadas. Mas, elas apresentam custos maiores, algo que encarece a energia elétrica e os preços em geral.
A crise hídrica no Brasil também afeta o agronegócio. Isso porque a escassez de chuvas prejudica a produtividade do setor, aumenta seus custos e compromete a logística por vias fluviais de transportes de cargas. As safras de grãos, frutas e hortifrutigranjeiros são as que costumam ser mais afetadas.
Crise hídrica no Brasil e desertificação também estão interligados. Na medida em que a água hidrata e nutre o solo, tornando-o fértil, quando esse recurso fica escasso os solos podem ficar desertificados e impróprios para o plantio de alimentos.
Embora o pior momento da crise tenha sido no ano passado, é primordial que os governos sigam atentos e tomem medidas para combater a crise hídrica. As empresas também podem ajudar! Quer saber como? Fale com a GreenView! Desde 2017, somos soluções sustentáveis com foco no atendimento às legislações ambientais, redução de custos para as empresas e preservação dos recursos naturais e meio ambiente.
Gostou do conteúdo de Quais as consequências da crise hídrica no Brasil? Confira mais publicações no nosso Blog.