Quais as principais áreas de atuação da Geologia Ambiental?

Quais as principais áreas de atuação da Geologia Ambiental?

É certo que o meio ambiente vem sendo uma das principais prioridades não só de ações governamentais, mas também em iniciativas privadas. E, no futuro, esse foco tende a ser ainda maior, basta observarmos instrumentos que colocam o planeta como pauta principal como a Agenda 30, que determina uma lista de objetivos para alcançarmos um desenvolvimento sustentável ou a PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

Esse movimento aponta a grande demanda por profissionais na área de Geologia Ambiental. Mas você sabe quais as possibilidades desta carreira e como ela é fundamental para  o meio ambiente? Descubra neste conteúdo da GreenView.

O que é Geologia Ambiental?

A geologia ambiental estuda as estruturas e composições de elementos que deram origem ao nosso planeta e também observa a evolução dos fenômenos ao longo do tempo, seja da crosta terrestre ou de seu interior.

Com base nessas análises, é possível obter dados importantes como a idade do planeta Terra, quais eram as condições de sobrevivência no passado que podem explicar a existência de determinadas espécies e sua evolução. Também é possível promover ações ou lançar mão da tecnologia para prever mudanças climáticas, minimizando a tempo determinados impactos.

Quais áreas de estudo e atuação abrangem a Geologia Ambiental?

A demanda por profissionais que estejam comprometidos com o meio ambiente só cresce. Para cursar Geologia Ambiental é importante ter domínio de diferentes áreas do conhecimento como biologia, física, matemática e química. Isso porque para avaliar a complexidade de um fenômeno ambiental é imprescindível contar com o respaldo teórico dessas ciências. A seguir, vamos conhecer as principais áreas da Geologia Ambiental para quem pretende ingressar nessa carreira.

Geofísica: neste campo de atuação, o geólogo estuda a superfície terrestre, suas camadas interiores e os fenômenos que as afetam como a radioatividade, o calor, a eletricidade e a gravidade.

Paleontologia: o profissional tem como principais atividades a pesquisa e a localização de sítios arqueológicos, estudando as primeiras espécies que povoaram o nosso planeta.

Petrolífera: esta foi uma área muito procurada pelos profissionais de geologia na período de descoberta do pré-sal e ainda continua, já que o setor de petróleo é um dos que mais recebem investimentos em nosso país. 

Geologia Ambiental: este geólogo atua na análise e na recuperação de áreas degradadas que foram impactadas por intervenções humanas.

Na GreenView, a  Geologia é uma ciência que norteia grande parte dos nossos trabalhos.Quer entender melhor como essa área de atuação contribui de diferentes formas para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável? Entre já em contato com a GreenView e saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: