Quais os impactos ambientais causados pelo Biogás?

Quais os impactos ambientais causados pelo Biogás?

Optar por fontes de energia renováveis é um passo fundamental para diminuir as emissões de gases poluentes causadores do aquecimento global. Mas até as fontes energéticas mais limpas provocam impactos ambientais. Conheça as vantagens e desvantagens do biogás aqui nesse conteúdo da GreenView.

O que é o biogás e como ele é produzido?

O biogás é um tipo de energia limpa e renovável que é obtido por meio da fermentação e decomposição da matéria orgânica (biomassa composta por resíduos agrícolas, esterco, restos de alimentos, e outros materiais orgânicos) por bactérias. Isso tudo acontece dentro de um biodigestor, que possui uma câmara sem oxigênio. Lá, acontece a conversão da energia química do gás em energia mecânica por meio de um processo controlado de combustão. 

O biogás é um biocombustível inflamável, gasoso e que apresenta conteúdo energético elevado similar ao gás natural. Ele é composto por diferentes gases, como o metano, dióxido de carbono, gás sulfídrico e nitrogênio. O biogás pode ser usado para geração de energia elétrica, térmica ou mecânica.

Vantagens e desvantagens do biogás

O biogás é considerado uma fonte limpa de energia porque o nível de emissões de gases poluentes é bem menor se comparado à proveniente da queima de combustíveis fósseis. No entanto, cabe ressaltar que a sua utilização traz algumas vantagens e desvantagens. Veja um comparativo abaixo:


Quanto aos pontos positivos, quando instalado em propriedades rurais, o biogás pode se tornar uma fonte de renda para agricultores. Um outro aspecto importante é que toda a produção de lixo orgânico pode ser revertida na geração de energia limpa, o que confere maior utilidade aos aterros sanitários.

A produção de biogás também reduz o volume de metano liberado na atmosfera, um tipo de gás causador do efeito estufa. Ele também se constitui em uma alternativa ao uso do GLP (gás de cozinha), pois tem a chama limpa e não deixa resíduos de fuligem nas panelas. E por meio do uso de geradores, o biogás pode ser usado para geração de energia elétrica.

O estímulo à economia circular é um dos maiores benefícios proporcionados pelo biogás. Ele permite a valorização dos resíduos agro-zootécnicos, se constitui em uma solução para o descarte de resíduos animais e ainda produz biofertilizantes durante o processo. 

Agora, vamos falar sobre algumas desvantagens apresentadas pelo biogás. A quantidade  de energia gerada pelo biogás varia ao longo do tempo, não é constante. O sistema necessário para fazer o seu armazenamento é complexo. E, por último, podemos citar o subaproveitamento dos gases durante o seu processo de produção, o que inclui o Dióxido de Carbono (CO2). 

Quer conhecer outras fontes de energia limpas e renováveis para descobrir qual é a melhor opção para utilização na sua empresa? Entre já em contato com a GreenView e torne o seu negócio mais sustentável! 

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: