Qual a importância da análise de Riscos Ambientais?
Existem variadas atividades industriais e empreendimentos que podem causar impactos graves à saúde humana e aos ecossistemas por meio da contaminação de água, solo e ar. Dentro deste contexto, é primordial a realização da Análise de Riscos Ambientais a fim de identificar passivos ambientais, prevenir a ocorrência de desastres e acidentes, além de gerenciar todos os riscos inerentes a estes processos produtivos. Saiba mais sobre este serviço aqui neste conteúdo da GreenView.
O que é a Análise de Riscos Ambientais?
Como o próprio nome já diz, a Análise de Riscos Ambientais consiste na identificação de possíveis impactos ambientais que um empreendimento ou atividade pode causar, mensurar o seu potencial de contaminação e estudar perspectivas de ocorrências de eventos adversos em determinada área.
A partir do trabalho criterioso de especialistas, a Análise de Riscos Ambientais antecipa que situações perigosas podem acontecer, aponta consequências para os ecossistemas e viabiliza a criação e efetivação de medidas para prevenção ou redução de riscos de ocorrência de desastres.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) listou uma série de riscos ambientais que podem ser detectados por esta Análise, como poluição do ar (que resulta da emissão de gases e substâncias nocivas), contaminação do solo (contato de substâncias prejudiciais com a terra), poluição da água (lançamento de contaminantes em corpos hídricos), acidentes ambientais que podem ser decorrentes de falhas de segurança da empresa e descarte incorreto de resíduos.
Como é feita a Análise de Riscos Ambientais?
A Análise de Riscos Ambientais é um procedimento complexo que deve obedecer a uma série de normas e costuma ser dividido em diferentes fases. Vamos falar sobre algumas das principais delas. O levantamento do histórico de acidentes é o pontapé inicial dos trabalhos, aqui é feita uma caracterização completa do local e dos contaminantes, além de uma coleta de informações sobre o empreendimento como um todo.
Em seguida, deve ser feita a identificação e avaliação dos perigos. Profissionais especializados irão apontar que formas o ser humano poderá entrar em contato com os contaminantes, toxicidade deles e duração da exposição.
Depois de descobrir todos os riscos, é hora de fazer o gerenciamento deles e adotar estratégias para controle de todos os riscos e prevenção de acidentes. Estas ações podem ser: medidas administrativas, a realização de monitoramento ambiental, sinalizações, treinamentos, a implementação de calendário de manutenção preventiva periódica, entre outras.
Ou seja, a Análise de Riscos Ambientais se mostra um instrumento fundamental para os negócios. Pois, permite a obtenção de licenças ambientais e certificações, protege a saúde da população e de funcionários, mostra que a empresa prioriza a preservação dos recursos naturais e evita prejuízos financeiros para as organizações.
Você sabia que a GreenView tem uma equipe especializada na Análise de Riscos Ambientais? Clique aqui e fale conosco! Desde 2017, oferecemos soluções sustentáveis com foco no atendimento às legislações ambientais, redução de custos para as empresas e preservação dos recursos naturais e meio ambiente.
Gostou da publicação: Qual a importância da análise de Riscos Ambientais? Fique por dentro em outros artigos em nosso Blog.