Qual a importância do agronegócio no Brasil?

Qual a importância do agronegócio no Brasil?

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre o agronegócio. Mas você sabe qual sua real importância para a economia? Conhece os principais setores contemplados por essa atividade? E os impactos ambientais trazidos pelo agronegócio? Vamos saber mais neste conteúdo da GreenView.

Qual a definição de agronegócio?

Termo cunhado na década de 1950, o agronegócio representa um conjunto de práticas econômicas vinculadas à agropecuária. Assim, toda a cadeia de atividades que envolvem desde o cultivo, produção, colheita e distribuição, bem como a tecnologia e biotecnologia necessárias ao aprimormento de matérias primas, além de instituições bancárias que financiam todo esse ciclo fazem parte de um complexo sistema que movimenta a nossa economia.  

Embora seja naturalmente associado ao campo, o agronegócio é muito mais amplo pois não se restringe apenas às áreas rurais, mas tem participação também em contextos industriais, cada vez cada vez mais presentes em localidades urbanas.  Logo, segmentos como logística, amazenamento, comércios e marketing estão diretamente ligados a esse setor.

Relevância do agronegócio para a economia

Todos nós reconhecemos os problemas que um país grande e desigual como o Brasil possui como a fome, o sistema de saúde pública ineficiente, a educação de baixa qualidade, entre tantos outros que nos afetam social e economicamente.

Porém, temos como vantagem diversos recursos naturais que nos colocam em uma posição privilegiada em comparação a outros países, o que nos torna uma grande potência quando falamos de agronegócio.

Com grande representação neste setor, somos reconhecidos mundialmente pelo nosso solo fértil adequado ao plantio de diferentes grãos, recursos hídricos abundantes e diversidade de produtos para exportação como café, frutas, açúcar, cacau, carne, ovos e muitos outros. Segundo o CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o PIB do agronegócio cresceu, chegando ao recorde de 24,31% em 2021, o que representou 26% de todo o o PIB nacional, em comparação a 20,5% em 2019. 

Setores do agronegócio

O setor abrange um complexo sistema que divide-se em três principais categorias da economia: primária, secundária e terciária.

O primário corresponde à produção pecuária e agrícola. Já o secundário é representado por  fazendas e agroindústrias responsáveis por plantações e processamentos em grande escala e, por fim, o setor terciário que envolve as etapas finais de distribuição e comercialização dos produtos.

Impacto ambiental do agronegócio

Apesar de todos os benefícios do agribusiness, toda essa cadeia produtiva acarreta uma super exploração ambiental. Um dos danos mais graves é desmatamento motivado pela  ampliação de territórios para plantio e pastagem de gado. Além disso, o desmatamento é responsável também pela alteração no padrão de chuva no bioma amazônico, o que afeta por sua vez as plantações, criando um círculo vicioso.

Outra consequência do agronegócio ao ambiente é a extinção de nossa biodiversidade.  Devido ao desmatamento, muitas espécies de flora e fauna não conseguem se adaptar e sobreviver.

Existe também um alto índice de contaminação. Isso porque, visando uma produção em larga escala e lucros rápidos, muitas empresas utilizam agrotóxicos excessivamente, contaminando o solo, o ar e a água.

Agronegócio sustentável

Mas existem perspectivas otimistas, já que  ao longo dos últimos anos o agronegócio vem se modernizando e muitos profissionais do ramo como engenheiros, produtores e agronônomos vêm estudando novas possibilidades para garantir a produtividade utilizando menos recursos. Entre as medidas, destacamos:   

– reduzir o desperdício de insumos, reaproveitando e reciclando;

– seguir critérios mais rigorosos para o uso de agrotóxicos;

– respeitar as condições determinadas por lei para os trabalhadores no campo;

– reflorestar áreas verdes como uma medida para recuperar solos degradado;

– adotar sistemas de captação de água da chuva para irrigação, evitando o consumo excessivo desse recurso.

A GreenView é uma Consultoria Ambiental que trabalha ativamente para promover o desenvolvimento de negócios através de práticas conscientes, preservando o meio ambiente. Quer saber como tornar a sua empresa mais sustentável? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: