Qual a importância do plástico biodegradável?
O excesso de consumo de materiais plásticos é um dos principais problemas do meio ambiente nos dias de hoje. De acordo com a ONU, anualmente são despejados de 8 a 13 milhões de toneladas do material, contaminando a vida marinha e nossos oceanos. Mas existe uma alternativa mais sustentável que vem ajudando a minimizar esses impactos ambientais: o plástico biodegradável. Vamos entender mais sobre o assunto com a Greenview!
Quais os perigos do plástico para a saúde e o planeta?
Segundo o relatório recente da ONU, Fechando a torneira: como o mundo pode acabar com a poluição plástica e criar uma economia circular, estima-se que é possível reduzir a poluição plástica de 40% a 80% nos próximos anos, desde que haja comprometimento dos países e empresas para se alcançar este resultado.
Ainda de acordo com a ONU, todos os anos são produzidos aproximadamente 430 milhões de toneladas de plástico no planeta e somente 9% é reciclado. Todo esse volume se acumula em aterros sanitários, contaminam oceanos e transformam-se também em fumaça tóxica.
Pesquisas apontam que grande parte do material plástico encontrado em oceanos é de sacolas plásticas, o que significa que esse volume é produzido pela própria população. As correntes marinhas acabam facilitando esse processo, tanto que são frequentes as notícias de animais marinhos mortos por ingestão de materiais plásticos.
Há também riscos para a saúde humana, que podem vir tanto pela água que consumimos da torneira ou da garrafa ou do consumo de peixes e moluscos que estiveram expostos aos riscos do material e até pela formação de microplásticos, processo que ocorre quando o descarte de resíduos plásticos é feito de forma inadequada e micropartículas deles possam se concentrar em tecidos, alimentos e produtos de higiene. Essa contaminação pode desencadear diversos problemas para a nossa saúde como:
· Alergias;
· Abortos;
· Infertilidade;
· Diabetes;
· Desenvolvimento de tipos diferentes de câncer.
Por ser um material de lenta decomposição, os resíduos plásticos podem levar cerca de 400 anos até se decomporem e esse tempo ainda pode variar de acordo com os diferentes tipos de plástico.
Uma alternativa menos agressiva para nossa saúde e nosso planeta é o plástico biodegradável. Vamos entender como ele é produzido e como pode minimizar os impactos ambientais.
O que é plástico biodegradável?
É um material desenvolvido a partir de fontes renováveis, de origem animal e/ou vegetal como mandioca, milho ou chitina. Ao contrário dos outros materiais plásticos, os plásticos biodegradáveis se decompõem naturalmente devido à ação dos microorganismos no próprio meio ambiente.
Para ser considerado biodegradável, é necessário que o plástico se degrade em um período de aproximadamente 180 dias, segundo as normas internacionais.
Vantagens do plástico biodegradável
Embora os custos operacionais para decomposição sejam mais elevados, os benefícios de se utilizar plásticos biodegradáveis são muito maiores:
· Diminuição da produção de lixo;
· Menos poluição;
· Rápida decomposição;
· Menos riscos para o meio ambiente e para a saúde humana.
Viu como o plástico biodegradável pode ajudar a reduzir os impactos ambientais? Nós, da Greenview, além de compartilharmos as principais notícias sobre meio ambiente, somos uma empresa altamente comprometida com a sustentabilidade em todos os nossos projetos.
No mercado desde 2017, oferecemos soluções alinhadas às legislações ambientais, mas que ao mesmo tempo representem redução de custos para os nossos clientes e a preservação dos recursos naturais do planeta. Quer saber como tornar sua empresa mais sustentável? Entre em contato com a Greenview e saiba mais!